Depois de 5 anos, Vasco vai voltar a jogar torneio fora do país

Sexta-feira, 26/04/2013 - 08:48

A diretoria do Vasco ainda não anunciou a programação oficial para o retorno das férias de uma semana dos jogadores na próxima segunda-feira. Mas na paralisação de junho, para a realização da Copa das Confederações, o roteiro já está praticamente definido. O time vai disputar um torneio amistoso na América Central. O diretor de futebol, René Simões, que foi treinador de quatro seleções naquele continente, disse que o clube ainda busca um amistoso antes de retornar para a disputa do Brasileiro e da Copa do Brasil, que começa em agosto para o Cruz-Maltino (fase de oitavas de final).

O Vasco não disputava um torneio internacional desde 2008, quando fez dois jogos em Dubai, na Arábia Saudita. À época, com Romário como treinador, o clube perdeu para o Hamburgo, da Alemanha, e venceu os Emirados Arábes, conquistando a segunda colocação da competição. O único gol do time foi marcado por Alan Kardec, hoje no Benfica. O atacante era um dos jovens que despontavam no time, assim como o ponta Alex Teixeira.

Desde aquela disputa, o time carioca mantém uma rotina de amistosos antes de iniciar o ano, porém, apenas contra times brasileiros - jogou contra o Desportiva (ES), em 2009, e contra a seleção capixaba no ano seguinte. As exceções foram em 2011, quando enfrentou o Cerro Porteño para abrir a temporada, e em duas despedidas nos dois últimos anos: contra Barcelona de Guayaquil, no último jogo de Edmundo, e diante do Ajax, na partida em homenagem a Pedrinho.

Na paralisação para a Copa do Mundo de 2010, o clube foi a Florianópolis e venceu a Copa da Hora, disputada entre 30 de junho a 5 de julho. O time, à época dirigido por PC Gusmão, superou Avaí, Coritiba e Grêmio.

Fonte: GloboEsporte.com