Futebol Americano: Vasco tem novos quarterback e treinador para a disputa do Torneio Touchdown

Quinta-feira, 25/04/2013 - 09:39

Para o time masculino de futebol americano do Vasco, conquistar o troféu do Torneio Touchdown (Torneio Nacional da modalidade) vem sendo um sonho antigo, mas ainda não realizado. Agora, ainda em busca deste inédito título brasileiro, o Vasco Patriotas vai apostar em dois experientes reforços: o quarterback Diogo Fragoso e o ex-wide receiver Carlos Lynho, que chega para compor a comissão técnica. Fragoso e Lynho foram os responsáveis pelo primeiro passe para touchdown (TD) da história da seleção brasileira da modalidade, no amistoso contra o Uruguai, em 2007.

— Fiquei muito feliz com o convite do Vasco Patriotas, pois sou vascaíno desde que nasci e para mim é uma honra vestir o manto cruzmaltino — declarou Diogo, o novo camisa 12 vascaíno, que além da passagem pela seleção brasileira, jogou nos Estados Unidos.

Na temporada 2012/2013, ele defendeu a equipe catarinense do Jaraguá Breakers, tendo completado 13 passes para touchdown e anotado dois TDs correndo com a bola. Com dez anos de experiência no esporte, ele tem no currículo um campeonato carioca pelo Botafogo Reptiles (2008), o título do Torneio Touchdown I com o RJ Imperadores (2009), além da conquista do Torneio de Seleções em 2010, pela equipe do Rio.

Carlos Lynho é o outro reforço vascaíno, desta vez na comissão técnica. Aos 39 anos, 21 deles a serviço do futebol americano, Lynho vai comandar o grupo de especialistas (como por exemplo os kicers, isto é, chutadores), função que exerceu com sucesso na seleção brasileira, nos 33 a 0 sobre o Chile, no ano passado. Primeiro jogador brasileiro a superar a marca dos mil pontos, Lynho tem uma história de conquistas dentro e fora do campo. Foi campeão nas praias cariocas pelo Rio Guardians (2000), Copacabana Eagles (2001) e Botafogo Reptiles (2003 e 2007). Participou dos dois amistosos da seleção brasileira (na primeira vez como wide receiver e na segunda, como coordenador de grupos especiais) e ajudou a fundar diversos times, como Guardians, Eagles, Piratas e Botafogo FA, onde esteve até o ano passado.

— Lá em casa está todo mundo comemorando minha ida para o Vasco. Minha mulher e meu filho são vascaínos — contou o veterano Lynho.

Para o head coach (técnico principal) do Vasco, Gabriel Mendes, Lynho chega para fechar a comissão técnica e nos ajudá-lo a desenvolver essa parte tão importante e tão negligenciada no esporte, que é o grupo de especialistas.

— Quanto ao Diogo, vem para disputar a posição com o Roni. Esta é a dor de cabeça que todo técnico quer ter. O Diogo e o Roni jogaram juntos na primeira seleção brasileira e estão entre os melhores quarter-backs do país — analisou o Mendes.

Fonte: Globo Online