Maracanã pode passar por novas obras após a Copa para atender exigências do COI

Sexta-feira, 05/04/2013 - 23:28

De acordo com ofício enviado pelo COI para o governo do Estado do Rio, 39 pontos precisariam ser modificados dentre obras e licitação. No entanto, o fato não foi totalmente atendido e a questão poderá fazer o estádio passar por novas obras após a Copa de 2014.

Perto de chegar ao fim de suas obras, o Maracanã vem protagonizando uma nova questão bastante polêmica. De acordo com dados pesquisados pela ESPN, as obras, que possuem custo de cerca de R$ 1 bilhão, não estão dentro do padrão necessário para atender as exigências do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Dentre alguns dos fatores, a nova cobertura e os túneis de acesso do Maracanã não estão equivalentes ao pedido para os Jogos Olímpicos. Enquanto o COI pede uma cobertura projetada para suportar uma carga extra de 120 toneladas, o novo teto foi projetado para receber apenas 81 toneladas. Na questão do túnel, a altura estimada é o que preocupa. A obra realizada não se preocupou em estabelecer os padrões estimados e, alguns deles, possuem até 3 metros a menos do pedido.

Uma das questões mais polêmicas na reforma do estádio é o novo edifício garagem, que deve ser construído após a demolição do parque aquático Julio Delamare e do estádio de atletismo Célio de Barros. Segundo as recomendações do COI não existem dúvidas sobre o fato, dizendo que as construções “não eram consideradas no projeto submetido pelo Rio 2016 ao COI”.E afirma considerar “inviável a construção das edificações antes do ano de 2016”.

Tanto o Governo do Estado, quanto o Rio 2016, afirmam que todas as exigências olímpicas serão cumpridas. No entanto, não descartam a possibilidade do Maracanã passar por novas obras após a Copa do Mundo. Sobre as questões da cerimônia de abertura, o COB afirmou que discutirá com a empresa vencedora do processo de licitação a melhor maneira de atender os pedidos.

Projeto do novo Maracanã possui edifício garagem


Fonte: O Dia online