Personagens relembram gol de Bernardo aos 45 minutos do 2º tempo contra o Flu em 2011

Sábado, 02/03/2013 - 11:54

Um gol salvador, aos 45 minutos do segundo tempo, banhou o Engenhão com a mistura de lágrimas de Bernardo e de milhares de vascaínos pelo Brasil.

O título acabou não vindo, mas, de longe, o momento que ocorreu na penúltima rodada do Brasileiro de 2011 foi o mais marcante para os cruz-maltinos nos últimos anos no que se refere ao duelo com o Flu.

Passados um ano e três meses do episódio, o LANCENET! ouviu personagens que participaram, de alguma forma, daquele instante.

Cristovão Borges, treinador da época, relembra o que o motivou a colocar Bernardo no intervalo:

– Precisava fazer algo para mudar a partida. Coloquei o Bernardo para dar mais velocidade. Sem dúvida, esse foi um dos jogos mais importantes e marcantes para o Vasco na competição, pois nos deu uma sobrevida.

Responsável pela assistência para o gol, Alecsandro, hoje no Atlético-MG, relembra o lance:

– Sabia que o cruzamento tinha de ser preciso, já que a especialidade do Bernardo não era o cabeceio. Quando o Cavalieri defendeu, eu já ia me lamentar, mas aí o Bernardo foi feliz e marcou no rebote.

Tão logo a bola balançou a rede, Bernardo, carregado de emoção, não conteve o choro. O volante Romulo, hoje no Spartak (RUS), foi o primeiro a abraçá-lo:

– Saí lá de trás para abraçá-lo. Lembro que o Bernardo estava quase no fosso (risos). Não me lembro do que falei, mas deve ter sido algo em tom de desabafo.

Questionado se era um “iluminado”, Bernardo respondeu:

– Minha avó sempre disse isso – disse à TV Globo, após o jogo, se debulhando em lágrimas.

Alecsandro: ‘Me coloca que eu vou decidir a partida’

Bernardo colheu os louros da dramática vitória, mas um personagem tão importante quanto foi o atacante Alecsandro.

O jogador também iniciou a partida no banco de reservas. Agoniado, não se conteve e fez um pedido ao técnico Cristovão Borges:

– Me coloca que eu vou decidir a partida. Gosto de jogos assim – contou o fisiologista da equipe, Daniel Gonçalves.

Aos 25 minutos do segundo tempo, o treinador atendeu ao pedido e colocou o então camisa 9 em campo no lugar do meia Felipe. Cinco minutos depois, de cabeça, ele abriu o placar para o Gigante da Colina, incendiando a torcida no Engenhão.

Alecsandro depois ainda mostraria que, de fato, entrou para mudar a partida. Com um passe preciso da ponta-direita, local pouco comum para o estilo de jogo do atacante, ele fez um cruzamento preciso que resultou no gol salvador de Bernardo para o Vasco.

– Formamos um grande grupo naquele campeonato e merecemos chegar na última rodada com chances reais de título. Infelizmente não conseguimos levantar a taça, mas ficamos felizes pelo trabalho que foi realizado – disse Alecgol.

Confusão quase impede o gol

Aos 42 minutos do segundo tempo, quatro após o gol de empate do Fluminense marcado por Fred, uma confusão no banco de reservas do Vasco quase impediu que Bernardo decidisse a partida.

Inconformados com a marcação do gol tricolor (os vascaínos alegavam que Fred cometeu falta no zagueiro Renato Silva), os jogadores cruz-maltinos se posicionaram quase na linha lateral para reclamar do árbitro Marcelo de Lima Henrique.

O atacante Leandro, mais alterado, foi expulso e deu início a um tumulto que por pouco não ganhou proporções maiores, não fosse a intervenção do fisiologista Daniel Gonçalves, que o conteve e o levou para o vestiário do Engenhão.

– Estava todo mundo transtornado, até que o Marcelo veio para o banco tentar acalmar, só que o Leandro estava mais exaltado e o peitou, disse que não se sentaria. O Marcelo, então o expulsou. Minha intenção era acelerar o início do jogo para poder ter ainda tempo de tentar vencer. Teve uma hora que tive de pegá-lo pelo braço e levá-lo para o vestiário – recorda.

Com gol salvador de Bernardo, Vasco vence o Flu



Fonte: Lancenet