Vasco aposta em Bernardo neste domingo contra o Duque de Caxias

Domingo, 24/02/2013 - 11:30

Com o retorno do artilheiro Bernardo aos titulares, o Vasco pretende fazer seu dever de casa às 16h deste domingo, contra o Duque de Caxias, no Moacyrzão, em Macaé, e confirmar sua ida às semifinais da Taça Guanabara. O time de Gaúcho precisa apenas vencer a equipe da Baixada Fluminense pela oitava rodada da competição para garantir ao menos o segundo lugar do grupo A.

Bernardo volta a iniciar uma partida após ser barrado nos dois últimos jogos (Fluminense e Audax). O meia foi parar no banco de reservas quando Carlos Alberto voltou de lesão. O jogador marcou quatro gols na Taça Guanabara e ainda é o artilheiro do Vasco na temporada, mas foi sacado por conta da queda de rendimento nas derrotas para Flamengo e Bangu.

“Está superada [a barração]. O Bernardo é altamente técnico e tem uma carreira muito bonita pela frente. Como todo jovem tem problemas, pouco tempo para pensar nas coisas que faz. Mas ele está treinando forte e fez duas boas semanas. Começou bem, depois caiu e pagou por isso. Fez por merecer essa oportunidade”, disse Gaúcho.

A oportunidade dada a Bernardo não foi a primeira opção do treinador para o ataque. Gaúcho pretendia escalar Leonardo, mas desistiu diante da tendinite que o jogador enfrenta no tendão de aquiles. O atacante substituiria Tenorio, que fez sua última partida no clássico com o Fluminense e ainda se recupera de um estiramento na panturrilha esquerda. A intenção da comissão técnica é que os dois retornem nas semifinais, caso a equipe avance à fase decisiva.

A missão de Bernardo é ajudar a equipe a evitar um tropeço inesperado. O Vasco precisa vencer o Duque de Caxias para não depender do resultado da partida entre Madureira e Fluminense. Se empatar e o Tricolor Suburbano vencer, o desempate se dará pelo saldo de gols. No momento, o Cruzmaltino tem 6 tentos de saldo, enquanto o rival tem 1.

“Falei na semana passada, antes da vitória sobre o Audax, que jogaríamos duas partidas decisivas. Antes das semifinais, temos que passar por isso. O obstáculo agora é o Duque de Caxias. Quero passar por ele antes de pensar nas semifinais”, afirmou Gaúcho.

Na vice-liderança com 13 pontos, o Vasco ainda pode ser o primeiro lugar do grupo A. A equipe pode ultrapassar o atual detentor do posto, o Botafogo, que tem 14. O azarão Madureira tem 11 pontos.

Duque de Caxias será comandado por interino

Em 14º lugar num campeonato de 16 clubes, o Duque de Caxias luta contra o rebaixamento no Carioca. O time tem 5 pontos apenas e é o último colocado do grupo B. Além disso, perdeu o técnico Junior Lopes na última sexta-feira.

O interino Mario Junior será o responsável por comandar a equipe no confronto com o Vasco. A intenção a dar início a uma necessária reação, uma vez que os dois últimos na classificação geral serão rebaixados ao fim do Estadual. Atualmente, o Duque tem a 3ª pior campanha.

Fonte: UOL