Tenorio sofre com lesões e perde sequência de jogos no Vasco

Terça-feira, 19/02/2013 - 10:31

Apesar da rodagem internacional, Tenorio segue como incógnita no Vasco. O centroavante até chegou a apresentar bom futebol em certos momentos do último Brasileiro, mas tem sua trajetória em São Januário bastante prejudicada por lesões. A falta de uma sequência de jogos vem sendo o principal empecilho para o sucesso do equatoriano na Colina. No último domingo, o atacante ficou de fora do confronto com o Audax Rio por conta de um estiramento na panturrilha esquerda.

Embora seja o atacante titular do técnico Gaúcho, a dificuldade do jogador em se manter em atividade tem atrapalhado sua afirmação como homem-gol da equipe. Tanto é que o equatoriano já encara um jejum de sete jogos com a camisa do Cruzmaltino. A última vez que o centroavante balançou as redes data do dia 29 de setembro, há quase cinco meses.

Até aqui, a maior sequência de Tenorio no Vasco somou apenas sete partidas, entre a 19ª e a 25ª rodada do Brasileiro. No período, o atacante viveu seu melhor momento no clube, marcando dois gols. Para efeito de comparação, Dedé, que também teve problemas com lesões no ano passado, emplacou dez jogos consecutivos na mesma competição, interrompidos apenas por uma suspensão. O zagueiro fez 37 aparições com a camisa do Cruzmaltino em 2012, vinte a mais que o companheiro.

As lesões foram uma constante para Tenorio na última temporada. Logo em seu terceiro jogo com a camisa do Vasco, contra o Olaria, ainda pelo Carioca, o atacante sofreu uma grave contusão no tendão de Aquiles, problema o tirou de ação por cinco meses. Em agosto, o equatoriano retornou e fez mais três partidas até parar novamente, desta vez com dores no joelho direito.

Duas semanas depois, o jogador voltou aos campos para emplacar sua maior sequência pelo Vasco. Após sete jogos, Tenorio foi parar novamente no estaleiro com lesão muscular. A última contusão de 2012 o afastou dos gramados por um mês. Com isso, restou tempo para que o atacante fizesse apenas mais três aparições pelo Brasileiro, sem balançar mais as redes.

Em 2013, Tenorio se envolveu em novela antes de se apresentar para iniciar a temporada pelo Vasco. O jogador cobrava valores devidos pelo clube referentes à sua transação que o trouxe para São Januário, realizada no começo de 2012. Apesar disso, o atacante chegou com moral e foi logo alçado a condição de titular pelo técnico Gaúcho. Assim seguiu até sentir o estiramento que o tirou da última rodada da Taça Guanabara, contra o Audax.

A expectativa da comissão técnica vascaína é que o jogador consiga superar o problema e repita o futebol – e os gols - que o levaram a disputar duas Copas do Mundo pelo Equador (2002 e 2006). Tenorio defendeu a seleção de seu país entre 2001 e 2011. Conquistada pelo carisma do atacante, a torcida cruzmaltina também espera vê-lo brilhando em breve.

Fonte: UOL