Duelo contra Bangu serve para Vasco esquecer derrota no clássico

Domingo, 03/02/2013 - 12:43

O Vasco sabe que uma vitória neste domingo não vai compensar a primeira derrota de 2013, justamente para o arquirrival Flamengo. No entanto, o grupo encara a partida contra o Bangu, às 19h30m deste domingo, em São Januário, como uma chance de dar a volta por cima e afastar qualquer abatimento que possa ter surgido. O duelo será válido pela quinta rodada da Taça Guanabara.

Ainda na liderança do Grupo A, o Vasco tem o discurso de que não teve uma atuação ruim. No entanto, admite que precisa corrigir algumas falhas, principalmente defensivas, se quiser brigar com os demais grandes pelo título estadual. Mesmo com apenas um treinamento antes do jogo, a intenção é dar mais consistência ao sistema de marcação. O time não corre o risco de perder um lugar na zona de classificação, já que o Madureira foi derrotado nesse sábado, mas pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que pega o Macaé no mesmo horário.

O técnico Gaúcho decidiu mexer na equipe. O lateral-direito Nei, ex-Internacional, vai fazer sua estreia. Assim, Jhon Cley será barrado e deve dar lugar a Abuda no meio-campo, deixando de ser improvisado como ala. Apesar de questionado por alguns torcedores após a partida contra o Flamengo, o goleiro Alessandro recebeu um voto de confiança e será mantido.

O Bangu precisa da vitória se quiser ainda sonhar com a classificação no Grupo B. No último jogo, um pênalti desperdiçado por Hugo no fim impediu o triunfo sobre o Nova Iguaçu. O time soma cinco pontos e precisa superar a má fase de seu ataque, que ainda não marcou no campeonato. Os três gols saíram de jogadores com características defensivas: o zagueiro Raphael, o lateral-direito Celsinho e o volante Mayaro. Por outro lado, a defesa é a segunda menos vazada (dois gols), atrás do Botafogo (que levou um gol).

O árbitro da partida será Maurício Machado Coelho Júnior, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Guerreiro Mascarenhas. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances da partida em Tempo Real. O Premiere FC transmite ao vivo para todo o Brasil.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: a derrota para o Flamengo motivou mudanças na equipe. O lateral-direito Nei deve fazer sua estreia, barrando Jhon Cley e deslocando Abuda para sua posição de origem, como volante. Tenorio também tem chance de começar a partida, mas o mais provável é que Leonardo seja mantido. O Vasco deve enfrentar o Bangu com a seguinte formação: Alessandro, Nei, Dedé, André Ribeiro e Wendel; Abuda, Fillipe Soutto, Pedro Ken e Bernardo; Eder Luis e Leonardo.

Bangu: Cleimar Rocha fará duas mudanças em relação ao time que empatou com o Nova Iguaçu. O meia Gilmar retorna de suspensão após ser expulso diante do Olaria e entra na vaga de Eudes. E Mayaro deve ganhar o lugar do volante Araruama, após sofrer com um incômodo muscular e ser poupado do último jogo. Com isso, a escalação terá Getulio Vargas, Celsinho, Raphael, Carlos Renan e Bruno Santos; Mayaro, Ives, André Barreto e Gilmar; Hugo e Alexandro.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o zagueiro Renato Silva e o lateral-esquerdo Thiago Feltri se recuperam de lesões, assim como o lateral-direito Elsinho. Fellipe Bastos não será relacionado por conta de sua possível negociação com o Internacional. Carlos Alberto também está entregue ao departamento médico por causa de um estiramento na coxa esquerda.

Bangu: sem desfalques por suspensão, o Bangu tem três baixas no departamento médico: o zagueiro Alex Lopes e o volante Dedé, ambos com dores lombares, e o lateral-direito Wellington Júnior, que sentiu o joelho direito. O trio ainda passará por exames médicos para saber a gravidade dos problemas.

FIQUE DE OLHO

Vasco: depois de disputar 175 jogos pelo Inter entre 2010 e 2012, o lateral-direito Nei deve fazer sua estreia neste domingo. O jogador de 27 anos tem características mais defensivas: no Brasileiro de 2012, foi o segundo jogador a roubar mais bolas no Inter (atrás de Guiñazu) e o que mais cometeu faltas.

Bangu: o zagueiro Raphael tem se destacado na proteção à defesa, a segunda menos vazada do Carioca. Além disso, o camisa 3 é uma arma ofensiva nas bolas aéreas e já marcou um gol, na derrota para o Friburguense por 2 a 1, na primeira rodada.

O QUE ELES DISSERAM

Gaúcho, técnico do Vasco: “O Bangu tem um elenco forte e bem armado, com jogadores que eu conheço. Toda equipe menor que enfrenta um grande faz o jogo de sua vida. Mas o Vasco vai buscar a vitória de todas as formas, principalmente porque joga em casa”.

Getúlio Vargas, goleiro do Bangu: "Os números estão aí para comprovar, a gente vinha fazendo isso também nos amistosos na pré-temporada, em relação à média de gols, e isso está se refletindo dentro de campo. Não só eu, como o miolo de zaga, os volantes, é um trabalho maravilhoso".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O Vasco vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas sobre o Bangu. A série começou em 2004, com o placar de 2 a 1, e continuou em 2009 até o ano passado. A última vitória do Bangu foi no estadual de 2002: 4 a 1 em São Januário.

* O jogo deste domingo vai celebrar os 90 anos deste confronto pelo Campeonato Carioca. A história começou em 3 de junho de 1923 e teve vitória alvirrubra por 3 a 2 no Estádio das Laranjeiras. No entanto, o Vasco conquistou naquele ano seu primeiro título carioca da Primeira Divisão.

* Em duelos válidos por todas as competições, Vasco e Bangu se enfrentaram 215 vezes, com 134 vitórias cruz-maltinas e 39 banguenses, além de 42 empates. O Vasco chega ao jogo deste domingo tendo marcado 499 gols no Bangu, que fez 255.

ÚLTIMO CONFRONTO

Os times se enfrentaram pela última vez no dia 1º de fevereiro de 2012, em partida válida pela terceira rodada da Taça Guanabara. Sob forte calor em Moça Bonita, o Vasco venceu por 3 a 1, com gols de Alecsandro (de pênalti), Thiago Feltri e Bernardo, em bela cobrança de falta. Tiano descontou. O Vasco jogou com Alessandro, Fagner, Dedé, Rodolfo (Renato Silva) e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos (Eduardo Costa), Felipe e Bernardo (Wiliam Barbio); Diego Souza e Alecsandro. O Bangu teve William Alves, China, Abílio, Carlos Renan, Gedeílson (Tiago Lopes), Mayaro, Raphael Azevedo, Fabinho (Maurício), Tiano, Leandrinho (Guzzon) e Bruno Carvalho.



Fonte: GloboEsporte.com