Gaúcho afirma que time não precisa de volante 'cão-de-guarda'

Sexta-feira, 01/02/2013 - 10:09

Os 13 gols marcados em quatro partidas mostraram eficiência no ataque. Mas os oito gols sofridos – sendo que quatro deles no clássico contra o Flamengo – também expuseram a fragilidade da defesa e, dessa forma, a falta de equilíbrio entre os dois setores do Vasco neste início de temporada. Embora tenha deixado claro que não se trata de uma situação alarmante, o técnico Gaúcho admitiu que serão necessários ajustes para colocar a equipe em melhores condições.

Da formação que iniciou o clássico contra o Flamengo – e que começou as duas partidas anteriores – apenas Dedé era titular ou iniciou o ano em sua posição de origem. O goleiro Alessandro ganhou a posição em 2013, após a saída de Fernando Prass; Abuda e Wendel estão improvisados como laterais e o recém-contratado André Ribeiro recebeu a chance por conta da saída de Douglas, negociado com um clube da Ucrânia.

- Acabamos de perder o Douglas, que vinha fazendo boa dupla com o Dedé. O André é jovem, e o Luan ainda está em formação. Além disso, o Renato Silva se recupera de lesão. É preciso tranquilidade para administrar tudo isso com segurança. O Vasco está no caminho certo, passando por um momento de transição, e problemas vão surgir. Mas é importante transmitir confiança a todos - disse o treinador.

Gaúcho também disse não pensar em mudar as características da equipe, escalando, por exemplo, um jogador com qualidades mais defensivas no meio-campo. Atualmente, os jogadores mais recuados do setor são Fillipe Soutto e Pedro Ken, que não são considerados propriamente “cães de guarda”.

- O futebol está evoluindo para algo diferente disso. Hoje, os melhores times do mundo não têm mais aquele volantão, aquele jogador que fica apenas na proteção. É sempre alguém que sai mais para o jogo. Temos que montar uma equipe compacta em todos os sentidos para termos grande volume de jogo.

O Vasco chegou a apresentar Sandro Silva, que seria o principal nome defensivo do meio-campo. No entanto, a transferência do volante ainda não foi autorizada pelo Málaga, da Espanha, que negocia o empréstimo. A diretoria cruz-maltino planeja a chegada de mais dois reforços, sendo que um dele é zagueiro.

Fonte: GloboEsporte.com