Vasco duela com Urubu buscando 1º teste do novo elenco no ano

Quinta-feira, 31/01/2013 - 10:37

Único time com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, o Vasco encara o Flamengo nesta quinta-feira, às 19h30m, no Engenhão. O clássico pela quarta rodada da Taça Guanabara tem como atrativos o duelo entre Bernardo - artilheiro da competição com quatro gols - e Hernane - herói da vitória rubro-negra no último domingo - e a motivação de um rival tentar acabar com a invencibilidade do outro na fase inicial da competição. Com os dois times ainda em formação, o duelo será marcado pela rivalidade no primeiro teste importante da temporada.

Apontado antes do início da competição como a quarta força entre os grandes, o Vasco chega ao clássico com o moral elevado por sua trajetória no primeiro turno do estadual. Além dos nove pontos em três jogos - o que significa a liderança isolada do Grupo A -, a equipe tem o melhor ataque da competição, com 11 gols marcados.

Dessa forma, apesar da mudança escalação - com a entrada de Leonardo no lugar de Carlos Alberto, machucado -, Gaúcho promete não mudar a filosofia ofensiva do Vasco, apesar dos cuidados naturais de um clássico. O treinador lembra que a equipe vai ao gramado do Engenhão com a motivação em alta, embora não seja um clássico decisivo.

- Esse jogo diz tudo. Ele me marcou muito como jogador. Eu fazia uma preparação especial. Todo mundo aposta o que pode nesse clássico. É um jogo diferente - definiu Gaúcho.

O Rubro-Negro soma sete pontos, sendo duas vitórias sobre Quissamã (2 a 0) e Volta Redonda (1 a 0), e um tropeço diante do Madureira (1 a 1). Ainda em formação, o time busca regularidade nas atuações. Entre jogadores e comissão técnica existe a certeza: uma vitória sobre o rival, além de elevar o moral da equipe, servirá como grande passo para a classificação para a semifinal da Taça Guanabara.

Pelo Flamengo, a esperança de gols novamente está nos pés de Hernane, que fez três gols em três partidas. O atacante espera balançar a rede para ficar marcado na história de Vasco x Flamengo:

- Fazer um gol no clássico, ainda para mim, que cheguei ao Flamengo meio desacreditado, será muito importante para o resto da minha vida.

Wagner do Nascimento Magalhães apita o clássico, auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, e o Premiere FC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil no sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Leonardo será a única novidade em relação à equipe que iniciou as duas últimas partidas. O centroavante substitui Carlos Alberto, machucado. Assim, o Vasco passará a contar com uma referência na área, com um jogador de função complementar à de Eder Luis. No banco de reservas, Tenorio será relacionado pela primeira vez na temporada. O Vasco deve iniciar o clássico com a seguinte formação: Alessandro, Abuda, Dedé, André Ribeiro e Wendel; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Jhon Cley e Bernardo; Eder Luis e Leonardo.

Flamengo: nas três primeiras rodadas, Dorival Júnior manteve a base e o esquema com três atacantes. Na última rodada, o time teve as estreias de Elias e João Paulo. Pelo coletivo comandado na véspera do clássico, o técnico pode manter o esquema ofensivo, mas com uma mudança no meio-campo. A provável formação rubro-negra: Felipe, Léo Moura, Renato Santos, González e João Paulo; Cáceres, Ibson (Cleber Santana) e Elias; Rafinha, Hernane e Nixon.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Carlos Alberto é desfalque por causa de um estiramento na coxa esquerda. Elsinho e Thiago Feltri ainda se recuperam de lesões e também estão fora. O lateral-esquerdo Yotún ainda não foi registrado e estará disponível apenas na Taça Rio. O recém-contratado Nei ainda está em processo de recondicionamento físico.

Flamengo: um grupo de jogadores ainda continua fazendo treinos de pré-temporada e está fora. Alex Silva, Gabriel, Carlos Eduardo e Adryan não foram relacionados. Mattheus, em negociação com Juventus, também está fora.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Leonardo estreou pelo Vasco entrando ainda no primeiro tempo da partida contra o Resende, no último sábado, e mostrou suas credenciais marcando o último gol da vitória por 4 a 2. Nesta quinta-feira, o centroavante terá a primeira chance como titular e sabe que se deixar a sua marca pode se firmar como uma das primeiras escolhas do técnico Gaúcho.

Flamengo: enquanto o clube ainda busca um atacante para reforçar o elenco, Hernane faz sua parte. O jogador que tem usado a camisa 9, fez três gols em três jogos. Ele garantiu a vitória por 2 a 0 sobre o Quissamã na estreia do time no Carioca. Depois, na última rodada, balançou a rede aos 48 minutos do segundo tempo no 1 a 0 sobre o Volta Redonda. Hernane ainda não fez gol em clássico carioca.

O QUE ELES DISSERAM

Gaúcho, técnico do Vasco: “É um jogo diferente. Estamos preparados e esperamos um confronto muito difícil. Ainda não conseguimos chegar no que esperamos, mas é uma partida que vai mexer com a cidade. Todos os jogadores envolvidos vão dar o que têm e o que não têm pela vitória”.

Elias, volante do Flamengo: “Clássico é clássico em todo lugar, rivalidade, ansiedade, mas nós temos de procurar jogar futebol, fazer o melhor possível. A motivação é especial, temos de fazer o trabalho para poder vencer. Vale os mesmos três pontos do jogo contra o Volta Redonda. Para o torcedor é importante vencer”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Somados todos os jogos (diversos campeonatos e amistosos), Vasco e Flamengo já disputaram 358 partidas. A vantagem é do Fla, que venceu 138 vezes contra 124 vitórias do Vasco, e 96 empates. O Rubro-Negro marcou 491 gols, contra 476 do Vasco.

* Vasco e Flamengo se enfrentaram cinco vezes em 2012, com duas vitórias para cada lado e um empate.

* As duas maiores goleadas registradas ao longo da história dos confrontos entre Flamengo e Vasco aconteceram em jogos válidos pelo Campeonato Carioca: Vasco 7 a 0 (26/04/1931), em São Januário, e Fla 6 a 2 (02/10/1943), em General Severiano.

ÚLTIMO CONFRONTO

Os dois times se encontraram pela última vez pelo Brasileirão do ano passado, no dia 24 de novembro. A partida disputada no Engenhão terminou empatada por 1 a 1 (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Nilton colocou o Vasco em vantagem aos 33 minutos do primeiro tempo; González empatou aos 41 da etapa final.



Fonte: GloboEsporte.com