Preparador Luiz Otávio foi quem recomendou Yotún ao Vasco

Terça-feira, 22/01/2013 - 07:41

O Vasco apresenta oficialmente na tarde desta terça-feira o lateral esquerdo Yoshimar Yotún. Aos 22 anos, o peruano chega para suprir a carência na posição e lutar contra a “maldição gringa” que assola São Januário nos últimos anos. Referendado pelo preparador físico Luiz Otávio, escudeiro de Ricardo Gomes, Yoshi, como também é conhecido, é visto como uma aposta positiva pela diretoria.

Yoshimar Yotún permanece na Colina histórica por empréstimo até o final do ano. Caso agrade, o Cruzmaltino tem a opção de compra. No ano passado, o lateral foi eleito o segundo melhor da posição pelo jornal El País. Suas boas atuações no Sporting Cristal chamaram a atenção dos dirigentes vascaínos, que consultaram o preparador físico Luiz Otávio.

Braço direito de Ricardo Gomes na comissão técnica, Otávio trabalhou no Peru e México antes de chegar ao Vasco. Ele referendou a contratação do atleta, então desconhecido da torcida vascaína. Além da pressão tradicional de um dos grandes clubes do futebol brasileiro, Yotún terá de lutar contra a “maldição gringa” na Colina histórica.

Desde julho de 2008, quando Roberto Dinamite tomou posse, oito estrangeiros foram contratados pelo Vasco, todos da América do Sul. A temporada de 2012 terminou com apenas um no elenco. O equatoriano Carlos Tenorio jogou pouco em razão de uma cirurgia para a reconstrução do tendão calcâneo, mas caiu nas graças da torcida pela raça característica.

O restante passou sem deixar saudades. Pedro Vera, Irrazábal, Jadson Viera, Matías Palermo, Milton Benítez, Chaparro e Abelairas pouco fizeram com a camisa cruzmaltina. Apesar do retrospecto negativo, o diretor executivo René Simões mostra confiança no desempenho de Yotún.

“Não tem muitas opções no mercado. Ele também se encaixou bem pela política salarial. As informações são muito boas. Não dá para associá-lo ao desempenho dos últimos jogadores. É o tempo para o trabalho. O Guerrero estourou no Corinthians, o Conca, Montillo... Os estrangeiros também fazem sucesso. Estamos colocando os pés no chão. O Yotún pode se inspirar no Tenorio. Ele quis ficar aqui. Se dependesse dos seus empresários já teria deixado o Vasco. Isso mostra a quem chega que existem coisas boas”, afirmou o dirigente.

Nei ainda em pauta e viagem de René Simões para a Espanha

Sem acerto com o Santos, o lateral direito Nei segue na pauta de reforços do Vasco para 2013. O jogador tem acerto salarial, mas a comissão aos agentes ainda é o entrave no negócio. Uma nova investida deve ser realizada nos próximos dias.

“As coisas estão abertas. Podemos ter novidades. O nome agrada ao Ricardo e todos os reforços são contratados nesse aspecto”, comentou René Simões.

Inclusive, o cartola tem viagem agendada para a Espanha na próxima quarta-feira. Segundo informações de bastidores, Simões irá tratar dos problemas contratuais envolvendo Sandro Silva junto ao Málaga e conversar sobre a possibilidade de contar com Julio Baptista. René também deve se encontrar com os representantes do lateral Nelson, do Bétis.

Fonte: UOL