Juvenil: Confira entrevista com o goleiro Juninho

Quinta-feira, 17/01/2013 - 09:03

Apaixonado e grato ao Vasco pelo grande atleta que é hoje, Juninho concedeu entrevista a repórter do SuperVasco, Laís Eger, falando um pouco sobre sua carreira. Com apenas 16 anos, Juninho já é destaque entre os goleiros e já teve até convocações pra Seleção Brasileira.

O goleiro da equipe sub-17 renovou seu vínculo com o clube após a chegada de Mauro Galvão as categorias de base do Vasco e tem contrato até 2015.

Como e quando você começou a jogar futebol?

“Comecei a jogar bola quando eu ainda tinha 6 anos, no Macaé Esporte. Estavam falando pra mim que tinha um time que disputava o Campeonato Estadual e que estava sendo formado ainda, fui lá, aproveitei e comecei jogando futsal. Com 10 anos fui para o campo e com 11 vim para o Vasco.”

Como foi o começo? Teve muitas dificuldades? Quais?

“No começo eu tive muitas dificuldades, pois comecei logo depois que meu pai separou da minha mãe, eu ainda estava reformulando a minha vida quando veio essa oportunidade. No começo foi muito difícil, ninguém acreditava ou achava que eu chegaria em algum lugar, todos sempre me criticaram e diziam que eu não iria conseguir nada, e acho que isso é o que me dá mais força para lutar a cada dia mais e ir em busca do meu sonho.”

A partir do momento em que você chegou no Vasco, qual foi sua maior dificuldade?

“A minha maior dificuldade foi me adaptar, porque a minha casa é formada por 4 mulheres e apenas eu e meu sobrinho de homem, então eu sempre fui muito filhinho de mamãe (risos)! Mas depois eu fui aprendendo a me virar sozinho, e pra realizar o meu sonho eu abri mão de tudo, abri mão dos meus amigos, da minha família, daqueles que realmente queriam o me bem, mas mesmo assim eu estou levando, as vezes tristes, as vezes alegre e as vezes na solidão, mas a vontade de realizar o meu sonho e tão grande que supera todos os sofrimentos, e agora a minha família ganhou má nova integrante, a minha namorada Verônica, que agora já faz parte da família e se torna a quinta mulher pra me mimar, dessa vez agora depois de grande.”

Qual foi a coisa mais importante que já aconteceu na sua carreira até hoje?

“Foram as minhas convocações para a seleção. Foram umas das melhores coisas e uma das melhores sensações, a minha vinda pelo Vasco, os meus títulos conquistados, todas as coisas que eu conquistei e fiz por onde, isso me faz ver que tudo se junta em um ponto e vira a coisa mais especial da minha carreira.”

O que representou pra você essas convocações? Como é saber que o seu talento já é reconhecido a nível nacional?

“Não tem coisa melhor do que ser convocado e representar o seu país. Você fica muito mais visto, você tem um respeito maior por onde vai e ganha amizades que são muito importante. Hoje na apresentação de times, revi muitos amigos de Seleção, você vê pessoas te olhando e falando o se nome sem mesmo você conhecer, isso realmente não tem preço.”

Tem algum goleiro em quem você se espelha? Quem?

“Eu sempre admirei o Alessandro. Um dia eu tive um treinador que foi dele também na base, as pessoas falavam para ele ou os jogadores fazerem o pênalti, porque sabia que ele iria pegar. Sempre que vou treinar no profissional ele é o que mais me dar força e me auxilia, então é uma pessoa que eu tenho como exemplo não só pela história dele, mas também pela simplicidade e humildade dele, e hoje eu carrego um presente dado por ele, uma luva que eu irei joga o Campeonato. Ele é um espelho e daqui a pouco vai se firmar de vez no gol do Vasco e nos dar muita alegria.”

Como é saber que a próxima etapa da tua carreira é subir pro profissional e saber que agora é a hora decisiva pra mostrar seu talento e provar que você tem potencial?

“Passa milhões de coisas em sua cabeça. Milhões de histórias de infância, passa todos os seus sonhos, tudo que você quer pra você, mesmo pensando nisso tudo, você só vai ter 90 minutos e ainda tem que ficar tranqüilo. O que mais te motiva é saber que você pode mudar totalmente a vida da sua família.”

Qual é a expectativa de, futuramente, quando estiver no profissional, ser treinado pelo ídolo vascaíno Carlos Germano?

“Já tive experiências treinando com ele, e ele sempre esta conversando comigo , me dando conselhos e sempre me ajudando, tanto ele quanto o Alessandro, mas acho que no dia que ficar lá de vez, não vai ter palavras para descrever tamanha a emoção.”

Como você avalia o ano que passou, 2012?

“Avalio pra mim como um ano de muito ganho de sabedoria, paciência, experiência e todas as outras coisas, por mais que não tenha aparecido muito e também não ter jogado, aprendi e evolui muito nesse ano de 2012.”

O que você espera para 2013? Tem alguma meta especial?

“Em 2013 eu quero só reconstruir a minha vida profissional, voltar para a Seleção, voltar a treinar com o profissional, evoluir bastante e claro, ganhar títulos.”

Qual a importância do Vasco pra você hoje? O que o Vasco representa em sua vida?

“O Vasco pra mim representa muito mais do que um time, representa uma família, o meu lar. A importância que o Vasco tem desde que eu chegue aqui é totalmente outra. Daqui a uns anos eu vou poder me lembrar que eu o Vasco fez parte da minha criação, o Vasco abriu as portas para mim e esta me lapidando para que no futuro eu possa dar muitas alegrias pros torcedores! O Vasco é minha vida, minha história, meu primeiro amigo!”

Para finalizar, o que você pode falar sobre a torcida do Vasco?

“Não tenho palavras para eles, estão sempre me apoiando, me mandando mensagens pelo Facebook, postando fotos minhas, me dando uma moral incrível. Só tenho a agradecer e dizer que em breve vou poder estar retribuindo tudo isso.”



Fonte: Supervasco