Beach Soccer: Em sua 1ª convocação, Júnior Negão chama 9 do Vasco para a Seleção Brasileira

Quinta-feira, 03/01/2013 - 11:39

Júnior Negão começa a dar a sua cara à seleção brasileira. Nesta quarta-feira, o novo técnico do Brasil divulgou a sua primeira lista dos 25 convocados para os treinos visando os quatro torneios internacionais que a equipe vai disputar no primeiro bimestre de 2013: Copa América (18 a 20 de janeiro, em Santos), Copa das Nações (25 a 27 de janeiro, também em Santos), 3ª Copa Ciudad de Encarnación (2 a 4 de fevereiro, no Paraguai) e eliminatórias sul-americanas (10 a 17 de fevereiro, na Argentina). O treinador optou por mescar a experiência de 11 campeões do mundo com jovens de talento e quatro novidades: Boquinha, Catarino, Cezinha e Wesley. Todos se apresentam na manhã da próxima sexta-feira, às 7h30m (horário de Brasília), nas areias do Leme. A Confederação Brasileira da modalidade (CBBS) ainda irá apresentar a nova comissão técnica para a temporada 2013, ano em que o Brasil vai lutar pelo pentacampeonato mundial.

- Todos vão ter a chance de brigar pelo seu espaço e mostrar que podem defender a seleção brasileira. Este é um ano importante, começamos a temporada com quatro torneios internacionais, entre eles as eliminatórias, que valem muito para o Brasil. Temos uma base forte, com jogadores mais experientes e uma juventude que vem mostrando serviço, e já vamos começar em ritmo forte. Nosso objetivo é conquistar vitórias, títulos e fazer a seleção voltar a ser vitoriosa – afirmou Negão.

Há quatro anos, em 28 de dezembro de 2008, o amistoso "Encontro de Gerações" marcava a aposentadoria do ex-jogador, recordista de partidas oficiais pela amarelinha e segundo maior artilheiro do futebol de areia brasileiro, com 318 jogos. De lá para cá, investiu numa carreira de dirigente, passando pela FEBSERJ até assumir o projeto da modalidade no Vasco da Gama, que transformou o clube num colecionador de títulos: campeão do 1º Mundialito (2011), da Copa Brasil Manaus (2011) e do Desafio Rio-São Paulo (2010), entre outros, incluindo conquistas no feminino. Negão começou a carreira nos gramados pelas divisões de base do Flamengo em 1981, a convite de Sebastião Lazaroni, na época treinador rubro-negro, que o viu jogando na praia. Ficou na Gávea até 1983. No ano seguinte, subiu para os juniores e foi jogar no Fluminense.

Como profissional, a sua estreia foi no América (MG), onde permaneceu entre 1985 e 1988. Depois, chegou a jogar na Venezuela (Desportivo Itália), nas temporadas 1988 e 1989, e no futebol da Costa do Marfim (África, em 1990). Ao todo, entre categorias de base e profissional, marcou 86 gols. "Cria" do Leme, praia que frequentou desde criança, o "filho do Seu Hilton", começou a jogar o futebol de 11, onde defendeu clubes tradicionais da orla carioca, como Colorado, Areia, Copaleme e Racing. Ainda na praia, mas no futebol de areia, vestiu a camisa do clube do coração, o Vasco da Gama, conquistando o bicampeonato carioca (2004/2001). Ele ainda levou cinco títulos do Campeonato Brasileiro de seleções (1998/1997 pelo Rio de Janeiro e 2004/2003/2002 por São Paulo).

Júnior Negão fez seu nome vestindo a camisa amarela. Há 19 anos, em 1994, foi convidado para fazer parte da recém-criada seleção brasileira de futebol de areia, que tinha ídolos dos gramados em sua formação, como Zico, Paulo Sérgio, Júnior, Edinho e Cláudio Adão. Foi dele o primeiro gol da história do Brasil na praia, marcado na vitória sobre os Estados Unidos por 4 a 2, no 1º Mundialito, disputado em Copacabana. E ainda o primeiro gol da Copa do Mundo FIFA, também em Copacabana, em 2005. Tricampeão mundial como capitão da equipe canarinho, o ex-camisa 8 ajudou o país a conquistar também outros nove títulos do extinto Campeonato Mundial (04/03/02/00/99/98/97/96/95), sem a chancela da FIFA. Foram 15 anos vestindo a amarela como jogador. Agora, Negão volta a vestir a camisa amarela, com a mesma missão de liderar e comandar a seleção brasileira. Desta vez, fora de quadra.

Confira a lista de convocados da seleção brasileira:

Goleiros: Mão (Corinthians-SP), Leandro Fanta (Botafogo-RJ), Wesley (Corinthians Santo André-SP) e Cesinha (Vasco da Gama-RJ)

Defensores: Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Anderson (Corinthians-SP), Bueno (Vasco da Gama-RJ), Daniel Nogueira (Flamengo-RJ), Xixo (Botafogo-RJ), Catarino (Vasco da Gama-RJ), Rafinha (Flamengo-RJ), Buru (Corinthians-SP), Betinho (Vasco da Gama-RJ) e Gil (Vasco da Gama)

Atacantes: Bruno Malias (Santos-SP), Datinha (Sampaio Correa-MA), André (Corinthians-SP), Anderson Wesley (Corinthians Santo André-SP), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ), Benjamin (Flamengo-RJ), Boquinha (Vasco da Gama-RJ), Sidney (Botafogo-RJ), Jorginho (Vasco da Gama-RJ) e Bernardo (Flamengo-RJ)

Fonte: GloboEsporte.com