Em nota, Cruzada Vascaína relembra declarações de dirigentes sobre demissões de funcionários

Segunda-feira, 31/12/2012 - 06:31

Nota da Cruzada sobre a repetição de promessas dessa diretoria em relação ao enxugamento da folha do Vasco.

Como vocês poderão comprovar em seguida , recuperamos trechos de depoimentos e comentários atuais da administração, que são na verdade uma repetição de fatos acontecidos há 3 e 4 anos atrás, ratificando que tudo não passou de promessas e atitudes incoerentes, pontuais e sem nenhuma gestão estratégica. Esta perda de energia constante nos deixa cada vez mais defasados administrativamente,moralmente e com certeza financeiramente.

Discurso do presidente Roberto Dinamite em 18/07/2008

“O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, fala sobre a demissão de 15 funcionários nesta sexta-feira.”

“… O que aconteceu, aconteceu, está aí, claro para todos nós. Mais do que nunca – foi o que falei hoje para os jogadores e falo para os funcionários, de um modo geral -, queremos cumprir com as nossas obrigações. Para que isso possa acontecer, temos que ter recursos, condições de estar realizando isso”.

“Dinamite comenta a falta de recursos. “Deixar bem claro. Hoje o Vasco não tem recurso nenhum. Televisão, o Vasco já não tem mais recurso até o final do ano. Publicidade de camisa já não tem mais recurso nenhum. E outros mais. O que me foi deixado é uma conta grande para se pagar.”

Discurso do ex-VP de Finanças em 20/11/2009 publicado no Dia

“…a diretoria vascaína mandou embora ontem 83 funcionários. As demissões fazem parte de reorganização interna para sanar os cofres do clube. O Vasco ainda contratou a empresa de consultoria Insight para rearrumar o departamento administrativo”.

“Cortamos 20% da folha salarial e vamos economizar por ano cerca de R$ 2,4 milhões”, garantiu o vice-presidente financeiro, Nelson Rocha. “Precisamos fazer esse ajuste para poder honrar os nossos compromissos no futuro”.

“…A empresa de consultoria que contratamos vai fazer um novo desenho administrativo do clube. Só depois desse levantamento é que poderemos avaliar se será necessário realizar novos cortes”, ponderou Rocha, que tem como modelo de gestão o Grêmio (???).

“…Eles têm 280 funcionários e 50 mil sócios. Nós temos quase o dobro, 540, e 40 mil sócios”. Com os atuais cortes, a diretoria espera acabar com os constantes atrasos dos salários dos funcionários.

Discurso do presidente Roberto Dinamite em 28/12/2012

“Se você pegar os quatro grandes, os outros três, ninguém tem 600 funcionários. Não basta você também ter uma demanda, um número muito grande. Eu não poderia continuar pensando em manter esse número de pessoas. Eu não estaria agindo correto porque não iria cumprir com as minhas obrigações, não iria poder pagar essas pessoas, dentro daquilo que nós entendemos para o ano de 2013. Diminuindo, você vai poder fazer, estruturar melhor o clube e poder cumprir com essas obrigações.”

Discurso do SóDaVasco (programa da Situação) em 29/12/2012

“O corte de funcionários e enxugamento da folha, desejo unânime de praticamente todos ali presentes, passará por uma análise criteriosa de cada um dos VP’s ligados às áreas dos Esportes Amadores e Olimpicos , e alcançará a segmentos administrativos do Clube, após uma espécie de recadastramento dos funcionários, que será procedido nas próximas semanas. ”

Discurso do VP de Finanças em 27/12/2012

“Em entrevista à Rádio Tupi, o vice-presidente de finanças do Vasco Nelson de Almeida confirmou que ocorrerão cerca de 100 demissões de funcionários e que haverá redução de investimento nos esportes olimpicos”

Considerações

Em suma, após 3 anos e com mais de 100 demissões na época , temos hoje em torno de 12% a mais de funcionários para 11.000 sócios (valor aproximado de sócios votantes em 2011) em 2009 eram 487 e em 2010 527 funcionários

O trabalho da empresa contratada Insight será utilizado, ou ele nem foi efetuado? e pago?

A administração atual preocupou-se com a reciclagem e capacitação profissional dos funcionários no período visando a otimização alardeada?


Fonte: Cruzada Vascaína