Possível saída de Felipe pode encerrar ciclo da maioria que conquistou a Copa do Brasil

Sábado, 22/12/2012 - 10:22

Em 2011, um grupo de jogadores fez o Vasco ser novamente um dos protagonistas do futebol nacional. A equipe comandada por Ricardo Gomes conquistou a Copa do Brasil e terminou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Em 2012 a base foi inicialmente mantida, mas a temporada chega ao fim e, com ela, está formalmente desfeito o elenco que levou o clube de volta à briga pelos principais títulos nacionais. Na última sexta-feira, o diretor executivo René Simões anunciou a decisão de rescindir o contrato de Felipe, que por enquanto é o último de uma fila que tem Fernando Prass, Alecsandro, Nilton e Juninho Pernambucano. Dos titulares da conquista nacional do ano passado restam apenas Dedé e Eder Luis.

A sequência de saídas neste final de ano foi apenas o capítulo final de uma transformação que começou após a eliminação do Vasco na Libertadores. O clube negociou Fagner, Allan, Romulo e Diego Souza, todos personagens importantes do grupo que brigou pelos títulos de três competições no ano passado. Ao fim da atual temporada, mesmo depois de ter compensações financeiras em todas as transferências, as dívidas do clube falaram mais alto. Então, Fernando Prass e Nilton acionaram a Justiça para pedir o fim do vínculo. Alecsandro foi para o Atlético-MG em troca de dois jogadores e Juninho decidiu não renovar por descontentamento com a administração e pela falta de perspectivas imediatas de melhora.

Em relação a Felipe, a questão foi disciplinar. René Simões não gostou das recentes declarações do jogador, que questionou a possibilidade de ser cobrado no dia a dia enquanto estivesse com salários atrasados. Assim, a saída de Felipe e Juninho determinou o fim de mais um ciclo, e provavelmente de toda a trajetória, dos dois últimos grandes ídolos da história do clube.

Mas o ano pode terminar com uma “limpa” completa dos protagonistas da conquista da Copa do Brasil. Dedé segue sendo alvo de clubes da Europa e desperta interesse do Corinthians. Com problemas financeiros, o Vasco corre o risco de em algum momento ter de negociá-lo, mesmo que garanta fazer de tudo para evitar. Eder Luis é mais um insatisfeito com os salários atrasados e pode ser uma moeda de troca, embora tenha contrato até junho de 2016.

Já em relação ao comando da equipe, a situação é particular. Ricardo Gomes precisou se afastar após sofrer um AVC em agosto do ano passado. Cristóvão Borges, seu auxiliar, foi efetivado e conduziu o Vasco ao segundo lugar no Campeonato Brasileiro e à semifinal da Copa Sul-Americana. Após um excelente primeiro turno do Brasileirão deste ano, o time caiu de rendimento, e o treinador pediu demissão em setembro. Em novembro, Ricardo Gomes retornou a São Januário, mas no cargo de diretor técnico.

Confira o que aconteceu com os principais nomes do grupo que venceu a Copa do Brasil:

Fernando Prass – acionou o Vasco na Justiça em dezembro e acertou com o Palmeiras.

Allan – em maio, foi vendido para o Udinese, da Itália, e deixou o clube no fim de junho.

Fagner – deixou o Vasco no fim de junho rumo ao Wolfsburg, da Alemanha.

Dedé – neste ano teve contrato com o Vasco renovado até 2015, mas é alvo constante de clubes da Europa.

Anderson Martins – em agosto do ano passado foi vendido para o Al Jaish, do Qatar, sem que o Vasco pudesse fazer nada para impedir.

Ramon – deixou o Vasco pouco depois da Copa do Brasil rumo ao Corinthians. Atualmente está no Flamengo.

Jumar – também sem que o Vasco pudesse impedir, foi para um clube da China no início de 2012.

Romulo – vendido ao Spartak de Moscou no fim de junho em negociação que rendeu R$ 10 milhões ao Vasco.

Eduardo Costa – passou o ano de 2012 no banco de reservas e prejudicado por lesões. Não teve o contrato renovado.

Felipe – o novo diretor executivo do Vasco, René Simões, anunciou que seu contrato seria rescindido. O presidente Roberto Dinamite não confirmou.

Diego Souza – deixou o Vasco junto de Fagner, para o Al Ittihad, da Arábia Saudita. O clube tentou sua volta, mas no fim de novembro ele foi anunciado pelo Cruzeiro.

Bernardo – foi emprestado ao Santos em fevereiro após reclamar de salários atrasados e retorna ao Vasco em 2013.

Eder Luis – teve os direitos comprados pelo Vasco e tem contrato até junho de 2016. Mas pode ser negociado em troca de um ou mais jogadores.

Alecsandro – recentemente foi anunciado pelo Atlético-MG. Em troca, o Vasco recebeu o volante Filipe Soutto e o atacante Leonardo.

Juninho – chegou ao Vasco poucos dias depois da conquista da Copa do Brasil e integrou o grupo que buscou os títulos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana daquele ano. Descontente com a postura da diretoria e insatisfeito com a falta de perspectivas do clube, decidiu não renovar e anunciou na última segunda-feira o acerto com o New York RB, dos Estados Unidos.

Fonte: GloboEsporte.com