Dedé participou da partida beneficente de Ronaldo e Zidane

Quarta-feira, 19/12/2012 - 23:36

Uma grande festa. Foi assim o Jogo Contra a Pobreza, na Arena do Grêmio, na noite desta quarta-feira. Com bom público no novo estádio gremista, os craques desfilaram sua qualidade com jogadas de efeito em Porto Alegre. O time de Ronaldo acabou com o jejum de vitórias e venceu o de Zidane por 3 a 2, com gols de Bebeto, Cacá Ferrari e Leandro Damião para os Amigos de Ronaldo. A equipe de Zidane fez dois com o jogador de futsal Falcão, e com o próprio francês. O evento chegou a sua 10ª edição e acontece em parceria com a ONU e seu Programa de Desenvolvimento. Havia três edições que Ronaldo não vencia o meia.

Cerca de 40 minutos antes do início da partida, os jogadores entraram no gramado da Arena. Foram, claro, ovacionados pelos presentes, em sua maioria gremistas. Por isso, também, os ídolos Jardel e Danrlei foram os mais aplaudidos, assim como o goleiro Dida, de 39 anos, novo reforço tricolor para temporada 2013.

PRIMEIRO TEMPO

Emoção não faltou em campo. Além da comoção pela causa, que combate a pobreza na África, principalmente, os jogadores mostraram que estavam afiados. Logo aos oito minutos, por exemplo, Sorín, do time de Zidane, acertou a trave.

Neymar infernizava a vida dos zagueiros rivais. Já antes do campo, o francês Karembeu pensava em maneiras de parar a Joia. Ficou diversas vezes cara a cara com o jogador do Santos, que era o principal jogador da equipe de Ronaldo, que ainda tinha Zico, Bebeto, Paulinho, entre outros. Salgado foi outro que sofreu com as pedaladas do santista. Aos 18 minutos, um dos grandes momentos do primeiro tempo: Dida deixou o campo com dores e deu lugar ao deputado federal Danrlei. Estádio foi à loucura com gritos e aplausos – para os dois lados, já que Dida é novo reforço gremista.

Aos 25 minutos, o outro. A trave esquerda da meta que fica à frente da Geral da Arena teve noite especial. Zidane, da entrada da área, colocou com açúcar. A bola viajou e beijou o poste antes de sair. Um lindo lance para relembrar o passado do francês.

O primeiro gol, porém, saiu dos pés de diversas gerações de campeões do mundo e craques brasileiros. Zico, Ronaldo e Neymar tabelaram pelo meio. A Joia do Santos só ajeitou para Bebeto, que empurrou para o gol vazio de Vítor Baía aos 36 minutos. Antes, Danrlei já havia evitado o gol de Zidane em defesa no chão, em chute forte.

SEGUNDO TEMPO

As mudanças para o segundo tempo foram muitas. O time de Zidane foi todo modificado, com craques da estirpe de Gamarra, Alex e Dedé. A qualidade, claro, continuou a mesma. Do outro lado, Djalminha, Leandro Damião, Serginho, entre outros. Ronaldo saiu logo nos primeiros minutos do segundo tempo, já que havia sentido problema na virilha direita durante a semana.

A etapa final teve o time de Zidane melhor em campo. O francês comandou a festa de sua equipe e foi ovacionado pelos torcedores, que gritaram o seu nome a todo momento. Salgado perdeu gol feito antes do jogador de futsal Falcão empatar a partida.

O melhor, claro, estava por vir. Aos 21 minutos, o ápice da festa. Zidane tabelou com o botafoguense Loco Abreu, que lançou no alto. O meia francês, carrasco brasileiro em Copas do Mundo, não deixou a bola cair e marcou de canhota e de primeira. Lembrou um pouco o gol antológico pelo Real Madrid, contra o Bayern de Munique.

Houve ainda a lambreta de Damião sobre Michel Salgado, pelo lado esquerdo do campo de ataque. O centroavante do Inter, é claro, não escapou das vaias pelo lance, pela presença massiva de gremistas no estádio. Aos 34 minutos, Ronaldo comemorou. Cacá Ferrari aproveitou chute cruzado e empurrou para o gol para impedir a derrota da equipe do Fenômeno.

O final da partida foi marcado pela tentativa de Jardel marcar seu primeiro gol na Arena do Grêmio. No entanto, Danrlei, seu ex-companheiro, impediu. E aos 42 minutos do segundo tempo, Leandro Damião, um colorado, garantiu a vitória do time de Ronaldo na festa beneficiente.



FICHA TÉCNICA

AMIGOS DE RONALDO 3 X 2 AMIGOS DE ZIDANE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 19/12/2012 - 21h
Árbitro: Pierluigi Colina
Assistentes: Altemir Hausmann e Tatiana de Freitas

GOLS: Bebeto – 36’/1ºT, Cacá Ferrari - 34'/2ºT e Damião 41'/2ºT (RON), Falcão – 15’/2ºT e Zidane - 20’/2ºT (ZID)

AMIGOS DE RONALDO

Dida (Danrlei); Cafu (Cacá Ferrari [Bruno]), Júnior Baiano (Réver), Roque Júnior (Amaral) e Roberto Carlos (Serginho); Paulinho, Emerson (Djalminha) e Zico (Leandro Damião); Neymar (Juninho Paulista), Bebeto (Lucas) e Ronaldo (Roger Flores).

AMIGOS DE ZIDANE

Vitor Baía (Diego Cavalieri); Michel Salgado (Welerson), Fernando Hierro (Dedé), Paolo Montero (Gamarra) e Sorín (William); Karembeu (Guiñazú), Solari (Falcão), Zidane (Deco) e Deco (Ljungberg); Nakata (Alex) e Pauleta (Loco Abreu [Jardel]).

Fonte: Lancenet