René e Gomes querem elenco enxuto e já planejam posições dos reforços

Domingo, 16/12/2012 - 08:57

Pouco a pouco, ao menos na teoria, o Vasco de 2013 vai tomando forma. Se a movimentação por reforços ainda é pequena - nenhum jogador sequer foi anunciado - o diretor executivo René Simões já sabe qual a meta de Ricardo Gomes, responsável pela parte técnica. A princípio, a ideia é trabalhar com até 26 jogadores, compondo um elenco enxuto. Hoje, o clube conta com 27 nomes, sem contar os dois já acertados: o lateral Elsinho e o atacante Thiaguinho. Nove já saíram e mais nove têm chances de deixar São Januário, por razões diversas.

Entre contratos encerrados, dispensa e decisões judiciais por falta de pagamento, Fernando Prass, Auremir, William Matheus, Fabrício, Rodolfo, Eduardo Costa, Diego Rosa, Jonathan e Pipico não vestem mais a camisa cruz-maltina. Outros estão sob vínculo, à exceção de Juninho, mas tem propostas para sair, sabe-se que estão insatisfeitos ou devem ser emprestados: Jonas, Nilton, Renato Augusto, Chaparro, Juninho, Barbio, Carlos Alberto, Eder Luis e Alecsandro.

- O Ricardo só quer trabalhar com 24 a 26 jogadores. Eu acho excelente, pois mais do que isso são muitos atletas para comandar. A ideia é aproveitar esse meninos, que terminaram bem, como Jhon Cley e Marlone. Não estamos preocupados com as primeiras contratações, e sim em iniciar a pré-temporada com os atletas à disposição do Gaúcho e do Ricardo. Estamos tendo muito cuidado para não iludir a torcida - informou René à Rádio Tupi.

Ainda estão sendo buscadas de quatro a seis contratações: um lateral-esquerdo, um zagueiro canhoto, talvez um volante, um meia e um ou dois atacantes. Da base, é grande a chance, dependendo do andamento deste planejamento, que o volante Jonatas Paulista, o meia Guilherme Costa e o atacante Marquinhos sejam aproveitados já em Pinheiral, no interior do estado, e não participem da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Uma reunião até o Natal deve confirmar este fato. Além do trio, o elenco teria outros oito recém-promovidos: o goleiro Jordi (com a seleção sub-20 para o Sul-Americano da categoria), os zagueiros Luan (mesmo caso) e Jomar, o lateral Dieyson, os meias Marlone e Jhon Cley, e os atacantes Romário e Guilherme Morano. Caso aconteça, o Vasco pode chegar até a 15 atletas criados em casa, somando com quem já está integrado, como o veterano Felipe.

Confira a relação atual:

Goleiros
Alessandro
Diogo Silva
Jordi
+ 1 reforço

Laterais
Jonas
Elsinho
Max
Thiago Feltri
Dieyson
+ 1 reforço

Zagueiros
Dedé
Renato Silva
Douglas
Luan
Jomar
+ 1 reforço

Volantes
Nilton
Wendel
Fellipe Bastos
Abuda
Renato Augusto
+ 1 volante

Meias
Juninho
Felipe
Bernardo
Carlos Alberto
Dakson
Marlone
Jhon Cley
Maicon Assis

Atacantes
Eder Luis
Alecsandro
Tenorio
Thiaguinho
Romário
Guilherme Morano
+ 2 reforços

Fonte: GloboEsporte.com