15 Anos do Tri: O reencontro com o Botafogo

Quinta-feira, 13/12/2012 - 14:20

Após um 1996 complicado e de poucas conquistas, o Vasco começou 1997 fazendo uma boa campanha no Campeonato Estadual. O Gigante da Colina chegou a final do torneio contra o Botafogo, que tinha a vantagem de ter vencido dois dos três turnos do Carioca daquele ano. Com um time titular diferente daquele que conquistaria o Brasileirão no fim do ano, o cruz-maltino acabou derrotado na decisão do Estadual, realizada em 08 de julho.

Três meses depois, muitas coisas mudaram. Mauro Galvão e Odvan passaram a formar a zaga titular, Evair chegou para formar dupla de ataque com Edmundo e o Vasco conseguiu montar um time titular muito competitivo, com reservas à altura. Assim, o Gigante da Colina foi ao Maracanã enfrentar o Botafogo em 19 de outubro numa situação oposta a do Estadual: líder do campeonato nacional, com o melhor jogador da competição, o time vascaíno era o favorito.

Numa tarde de domingo típica dos grandes clássicos, as arquibancadas do Maracanã se encheram de torcedores botafoguenses, esperançosos de ver seu time alcançar um lugar no grupo dos oito melhores do torneio, e de vascaínos ansiosos à espera de mais um show daquele grande time.

Aos 38 minutos do primeiro tempo, Ramon, remanescente do time derrotado na decisão do Carioca, fez grande jogada pela esquerda e serviu Evair. Com um toque de classe por cima do goleiro Wagner, o camisa 9 cruz-maltino balançou as redes e deu a vitória ao Vasco no reencontro com o rival.

O rendimento do Vasco de 1997 em clássicos impressionou: em 5 jogos contra os grandes do Rio (3 contra o Flamengo e 1 contra Fluminense e Botafogo), o Gigante da Colina saiu vencedor em 4 oportunidades e empatou uma vez. O poderoso ataque cruz-maltino mostrou sua força, e marcou 10 vezes contra os rivais da cidade. A zaga mostrou segurança e sofreu apenas gois gols nesses jogos.

Na campanha rumo ao tri, nenhum carioca conseguiu brecar o ímpeto ofensivo do Vasco. A taça estava destinada a ir para São Januário.

Evair comemorando o gol sobre o Botafogo


Fonte: Site oficial do Vasco