Renan, do Botafogo, e Dida são especulados para substituir Fernando Prass

Terça-feira, 11/12/2012 - 17:02

A diretoria do Vasco foi surpreendida na tarde de segunda-feira com a informação de que o goleiro Fernando Prass conseguiu a rescisão de seu contrato de maneira unilateral na CBF e deixou o clube, provavelmente rumo ao Palmeiras, onde disputará a Copa Libertadores e a Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador já havia comunicado ao diretor executivo do Cruzmaltino, René Simões, que tinha uma proposta do Palmeiras e ouviu do dirigente que eles se reuniriam no meio da semana, mas não quis aguardar.

Desde 2009, quando chegou ao clube para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, Fernando Prass não perdeu a condição de titular, tendo participado de quase todos os jogos do time de lá para cá. Portanto, os dirigentes vascaínos agora vão se reunir para saber qual providência tomar.

"O Fernando Prass é um grande goleiro, foi nosso titular nos últimos anos e a gente não esperava essa rescisão de contrato. Agora, vamos nos reunir para ver o que fazer nesta posição. Temos o Alessandro, que é um bom jogador, mas também podemos ir ao mercado procurar soluções. Porém não podemos ficar antecipando nada, pois não há nada resolvido ainda", disse o diretor técnico Ricardo Gomes.

Reserva e ex-titular com contrato no fim são opções

Alessandro ganhou nos últimos anos o rótulo de eterno reserva do Vasco. Na temporada de 2012 ele atuou apenas em três partidas como titular, sendo duas pelo Campeonato Carioca e uma pelo Campeonato Brasileiro, justamente a vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense, pela última rodada. Naquela ocasião Fernando Prass ficou de fora para curar uma bursite no braço direito.

"Venho trabalhando sempre com o objetivo de mostrar que tenho condições de ser titular do Vasco. Respeito muito a todos os meus companheiros e sempre respeitei a condição de titular do Fernando Prass, que é um grande goleiro, além de muito experiente. Mas sempre vou pensar em um dia ser o dono da posição, pois esse é o desejo de qualquer profissional", disse Alessandro.

O Vasco conta ainda com Diogo Silva para o gol, mas este é visto como uma opção ainda longe da ideal para assumir a condição de titular. Outro arqueiro que faz parte do elenco, mas somente até 31 de dezembro, é Tiago, de 29 anos, contratado em 2009 junto à Portuguesa, onde ganhou fama de artilheiro por cobrar pênaltis e faltas. O jogador vem desde a semana passada negociando uma transferência para defender o Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro. Em um primeiro momento o Vasco não criou dificuldades, pois contava com Fernando Prass. Porém, sem ele, Tiago pode voltar a ser uma opção e receber uma proposta para permanecer na Colina.

Goleiro experiente e reserva de rival podem ser contratados

Caso vá ao mercado em busca de um goleiro, a ideia do Cruzmaltino é procurar um jogador que seja dono dos próprios direitos federativos ou que venha com pouco custo. Um nome que é visto com bons olhos é o de Dida, que defendeu a Portuguesa no Campeonato Brasileiro e que não sabe se vai permanecer. Outra possibilidade é buscar um reserva com status de titular.

Na noite de segunda-feira uma pessoa ligada à diretoria do Vasco telefonou para um dirigente do Botafogo para saber a viabilidade de se liberar Renan, que vem ficando na reserva de Jefferson e que gostaria de ser titular em outro clube. A ideia era o jogador ser contratado por empréstimo de um ano, com o Cruzmaltino cedendo algum jogador ao Glorioso. Caso a situação evolua, é possível que o Botafogo entregue uma lista ao Vasco com nomes que interessam. O atacante Eder Luis seria o principal alvo.

Certo é que o elenco do Vasco vai se reapresentar em 3 de janeiro, provavelmente muito reduzido. A pré-temporada acontecerá em Pinheiral (RJ) e a estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, será no dia 19 de janeiro, diante do Boavista, às 19h30(de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O Vasco não ganha o título estadual desde 2003, quando foi campeão superando o Fluminense na grande decisão.

Fonte: ESPN.com.br