Hércules Figueiredo, ex-presidente do Conselho Fiscal, fala sobre o momento político

Sexta-feira, 23/11/2012 - 06:23

ENTREVISTA COM HÉRCULES FIGUEIREDO

Hércules Figueiredo foi o homem que deu início à aglutinação dos oposicionistas com o objetivo de construir aquilo que denomino de REUNIÃO VASCAÍNA, conforme lhes estou veiculando desde a edição nº 20 extraordinária de nosso semanário. Fomos à ele para formular as perguntas que você passará a ler, neste espaço, com as respectivas respostas.

1. HÉRCULES - GERALDO VANDRÉ ESCREVEU: QUEM SABE FAZ À HORA NÃO ESPERA ACONTECER... TAVA NA HORA DE AS OPOSIÇÕES VASCAÍNAS SE AGRUPAREM PARA ORGANIZADAMANTE PROVOCAR O IMPEACHMENT DE ROBERTO OU FORAM AS REAÇÕES POPULARES, COM CARTAZES, ATÉ NOS ESTADOS UNIDOS, E OUTDOORS, NAS RUAS, QUER MOTIVARAM VOCÊ...

RESPOSTA: Motivação para identificar e seguir aquilo que seja o melhor para o Vasco, nunca me faltou e nunca me faltará.

Penso que houve por parte do OLHO VIVO uma superestimação de dois encontros que ocorreram na última semana. Em semanas anteriores ocorreram outros jantares, almoços e cafés e no futuro ocorreram outros, com os mesmos e com outros Vascaínos. O Vasco para todos nós é uma grande paixão e conversar sobre o péssimo momento vivido pelo Clube e discutir possíveis caminhos e soluções é algo que deve ser visto com naturalidade.

Através do diálogo é que as pessoas passam a se conhecer melhor e muitas vezes preconceitos sem nenhuma consistência e alimentados durante anos, viram até motivo de piada.

Nada há de estranho que pessoas com pensamentos distintos se sentem para dialogar e daí possa resultar alguns pontos de convergência.

Nos últimos anos, o processo de discussão política no Clube produziu alguns avanços. Penso que não há mais ambiente para expulsão de sócios do quadro social, pelo “crime” de divergir da situação.

Porém, temos ainda que avançar muito no patamar das discussões, ainda pautadas, por denúncias de falta de honestidade. Honestidade deveria ser um pré-requisito, sobre o qual não seria necessário ninguém bater no peito para proclamar a sua. Ou que é o mais honesto dentre todos os Vascaínos.

2. MAIS DA METADE DO QUORUM NECESSÁRIO PARA PEDIR A REUNIÃO DO CONSELHO, VISANDO ESTE IMPEACHMENT, VOCÊS JÁ TÊM. ONDE BUSCAR O COMPLEMENTO, SABENDO QUE A SITUAÇÃO CONTA COM A MAIORIA E QUE NÃO SE PODE CONFIAR EM EURICO MIRANDA QUE COMANDA OS NATOS...

RESPOSTA: Eu não estou encabeçando ou coordenando nenhuma ação de Impeachment do Roberto, mas estou convencido desde quando elaborei um Parecer reprovando a Prestação de Contas do exercício de 2009, apresentada pelo presidente, que a continuidade do deputado Roberto Dinamite na presidência do Vasco produziria, continuadamente, estragos incalculáveis e irreparáveis no Clube, como infelizmente estamos constatando.

3. COMO SÓ EXISTE UMA CANDIDATURA POSTA SOBRE A MESA - FERNANDO HORTA -, ELE SERIA O CANDIDATO NATURAL NUM CASO DE NOVAS ELEIÇÕES, MESMO SE SABENDO QUE HORTA TEM UM PROJETO, PARA A UNIDOS DA TIJUCA, ONDE CONSTAM, ATÉ 2014, NOVAS CONQUISTAS E QUE, DELE, DIFICILMENTE, FERNANDO PODE SE AFASTAR, AGORA. SE FERNANDO, AGORA, NÃO TROCAR A UNIDOS DA TIJUCA, PELO VASCO, LEONARDO, PEDRO, ZÉ OU VOCÊ; QUEM SERIA O NOME PARA COMPLETAR O PERÍODO DE ROBERTO...

RESPOSTA: Não sei se haverá Impeachment ou Renúncia do presidente, que está colhendo o que vem plantando desde quando assumiu o cargo em 2008.

No curto prazo penso que essas duas hipóteses, têm pequena probabilidade de acontecer. É possível que a situação do presidente no médio prazo se torne insustentável.

O atual Conselho Deliberativo está bastante fragmentado e carece de legitimidade para solucionar essa grave crise, tendo em vista que a metade eletiva é originária da questionada Assembléia Geral realizada em 02/08/2011.

Outro ponto a destacar é o fato de que em conversas com membros do Conselho Deliberativo, fica clara a falta de liderança do presidente deste conselho e a forma atabalhoada com que dirige os trabalhos. Com isso deteriorou a imagem da presidência do conselho, de uma forma numa vista na história deste poder.

Por princípio creio que a solução adequada para todo este imbróglio seria a anulação da Assembléia Geral ocorrida em 02/08/2011, além do indispensável recadastramento geral de todo o quadro social do Clube, inconsistente e inconfiável. Aí sim partirmos para realização de uma nova Assembléia Geral.

Esse caminho existe através das bem fundamentadas Ações Anulatórias propostas por José Henrique Coelho e Itamar de Carvalho, em tramite na 37ª Vara Cível do TJ-RJ. Mas o tempo conspira contra.

4. VOCÊ ACREDITA QUE HORTA SEJA LIDER NO FUTEBOL (VASCO), COMO O É NO SAMBA (UNIDOS DA TIJUCA)

RESPOSTA: No samba sem dúvida Fernando Horta é um vencedor. Ao longo de quase trinta anos de um trabalho contínuo, transformou uma pequena escola de samba, numa grande vencedora e cujo desfile sempre trás grandes novidades, ousadia alegórica e coreográfica e principalmente mulheres muito bonitas.

Horta tem sido um duríssimo crítico da atual administração do Vasco e observo que sua pré-candidatura vem despertando simpatia, no campo oposicionista.

Caso de fato venha a ser candidato à presidência do Vasco e vença as eleições, o futuro dirá se terá o mesmo êxito que no samba.

5. COMO VOCÊ VIU A RECEPTIVIDADE DE SUA INICIATIVA ENTRE OS OPOSICIONISTAS - LEONARDO GONÇALVES, PEDRO VALENTE, JOSÉ HENRIQUE COELHO, JOSÉ FERNANDO HORTA...

RESPOSTA: Reitero que o OLHO VIVO está superestimando não só o meu papel, bem como, essas conversas bilaterais. O que eu posso afirmar é que é sempre muito agradável trocar idéias sobre o Vasco com o Leo, Pedro, José Henrique, Fernando e tantos outros amigos. Se dependesse apenas de mim estaríamos todos UNIDOS PELO VASCO. Olha que nome significativo para uma Chapa.

6. E SE O IMPEACHMENT NÃO FOR CONSEGUIDO E ROBERTO RENUNCIAR APÓS O PERÍODO EM QUE A RENÚNCIA DEMANDA NOVAS ELEIÇÕES, ENTREGANDO O CLUBE À PERALTA, COMO VOCÊ VÊ O FUTURO DO VASCO DE ACORDO COM ESTA HIPÓTESE...

RESPOSTA: Se ocorrer será a troca de seis por meia-dúzia. O Vasco só terá perspectiva de superar essa grave crise que parece sem fim, através de um novo presidente que venha ungido por uma ASSEMBLÉIA GERAL.

7. O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE ACRESCENTAR A ESTAS RESPOSTAS QUE O OLHO VIVO NÃO TENHA PERGUNTADO...

RESPOSTA: O Conselho Fiscal do Vasco desde quando assumi a presidência em 27/06/2008, foi um poder que desempenhou as suas atribuições, previstas no Artigo 91 do Estatuto do Clube, com INDEPENDÊNCIA, resistindo às pressões para fazer vista grossa as graves irregularidades que foram praticadas contra os reais e legítimos interesses do Vasco.

Gostaria de publicamente cumprimentar todos os Membros do atual Conselho Fiscal do Vasco, que estão até o momento, dando seqüência naquele trabalho sério, de forma também INDEPENDENTE. Por isso merecem por parte dos Vascaínos todo o respeito.

O deputado Roberto Dinamite para se eleger presidente do Vasco prometeu: competência, credibilidade, transparência, time de futebol profissional forte, títulos, investimentos no remo e no basquete, uma arena multiuso com 43 mil lugares, centro de treinamento, equacionamento das dívidas, regularização da situação fiscal e muito mais. Cabe ao quadro social do Clube e a nossa valorosa torcida cobrar do presidente o cumprimento das suas promessas.

8. EM TEMPO, HÉRCULES, QUAIS FORAM AS IRREGULARIDADES OCORRIDAS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES DO VASCO... IRREGULARIDADES NAS ELEIÇÕES DE 02/08/2011...

RESPOSTA: O primeiro fato que saltou aos olhos foi à deliberada morosidade com que o Presidente da Assembléia Geral comandou o processo eleitoral, perdendo todos os prazos e não realizando as eleições em Abril de 2011, conforme previsto. Houve ainda a imoral prorrogação do mandato da Diretoria Administrativa.

A Relação de 11.181 Sócios Eleitores somente foi disponibilizada na Secretaria do Clube para as Chapas de Oposição em 26/07/2011.

Como fazer uma campanha em apenas uma semana?

Com isso as condições estabelecidas pelo Presidente da Assembléia Geral, principal “cabo eleitoral” da chapa situacionista, que sempre teve acesso a Relação de Sócios eleitores, foram de total DESIGUALDADE.

Foram caracterizadas diversas irregularidades na Relação de 11.181 Sócios Eleitores, bem como, no próprio processo eleitoral, abaixo discriminadas:

1) 4.577 Sócios sem o nome do Pai.

2) 4.464 Sócios sem o nome da Mãe.

3) 642 Sócios sem Endereço.

4) 119 Sócios com Endereço: Cobrança, Div. Cobrança, Div. de Cobrança e Divisão de Cobrança.

5) 219 Sócios Centenários, com 100 anos completos em 06/07/2011.

6) Os 902 Sócios Proprietários Diamante e 2.349 Gerais, totalizando 3.251 Sócios, admitidos através do programa “O Vasco é Meu”, por opção do sistema adotado pela Contratada (Torcedor Afinidade Ltda.), que gerencia o citado programa, não tiveram o Número de Matrícula determinado em seqüência natural ou lógica.

Esse fato torna impossível qualquer Auditoria no Cadastro Geral de Sócios do Clube, tornando o mesmo inconsistente e inconfiável e em conseqüência também a Lista de Eleitores, oriunda do citado Cadastro.

7) Na Ata de Julgamento das Impugnações, realizada em 24/05/2011 o próprio Presidente da Assembléia Geral e os três Membros do Conselho Fiscal do Clube, por unanimidade, declararam: "Os membros da junta por quatro votos reiteram a

necessidade imperiosa de um amplo recadastramento do quadro social do clube."

Essa é a mais irrefutável das provas: A Confissão!

8) Na Ata de Julgamento das Impugnações, realizada em 30/04/2011 o Colegiado formado pelo Presidente da Assembléia Geral e pelos três Membros do Conselho Fiscal do Clube, por unanimidade, declararam: "esse Colegiado recomenda a revisão de todos os processos de Remissão.”

Há inúmeros casos de REMISSÕES concedidas em desconformidade com o Inciso X, do Artigo 12 do Estatuto Social.

"Artigo 12, X - Remidos: os sócios já inscritos com esta denominação e os sócios gerais, patrimoniais e proprietários que completarem ou venham a completar 25 (vinte e cinco) anos de pagamento integral e ininterrupto das mensalidades e taxas de manutenção dessas categorias, devendo, no caso de licenças por ventura gozadas quitar-se dos pagamentos desses períodos, pelos valores das mensalidades ou taxas de manutenção vigentes na data da remissão. O direito Remissão é pessoal e intransferível."

9) Acrescente-se a isso um fato da maior gravidade: O Sr. Olavo Egydio Monteiro de Carvalho (Presidente da Assembléia Geral) e o Sr. Antonio Gomes da Costa (Vice-Presidente da Assembléia Geral) comandaram todo o processo eleitoral e o próprio pleito realizado em 02/08/2011, na qualidade de candidatos a reeleição para os mesmos cargos, num claro conflito de interesses.

10) É necessário promover uma AUDITORIA FINANCEIRA no programa "O Vasco é Meu", considerando que na lista de 11.181 Sócios Eleitores, foram incluídos 4.332 Sócios Pagantes Adimplentes, com as Taxas de Manutenção / Mensalidades, que foram recebidas pela empresa Torcedor Afinidade Ltda., a exceção de alguns poucos que pagam diretamente na Tesouraria do Clube, em face de Acordo Judicial.

Depois de atendidas todas essas necessidades, descritas anteriormente, deverá haver um tempo mínimo de 60 (sessenta) dias, para que em condições de IGUALDADE, as Chapas Situacionista e Oposicionistas possam realizar as suas respectivas campanhas, junto ao quadro social do Clube.



Fonte: Jornal Olho Vivo - Ano I - Número 21 - pág. 10