Juniores: Jogadores confiam em bom resultado contra Atlético-MG

Quarta-feira, 21/11/2012 - 11:01

Em momento de grande inspiração, o ex-presidente do Vasco Cyro Aranha imortalizou a frase: "Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal". Com o clube mergulhado em crise financeira e política e com o time profissional sem títulos, os vascaínos agarram-se na mensagem e veem no time, que enfrenta o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 19h, em São Januário, pelas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20, a esperança de ainda sorrir em 2012.

Motivos eles têm para se animar. A equipe vem fazendo boa campanha e revelou talentos para o time de cima, como Marlone, Jhon Cley e Romário, que serão 'reforços' ao time da garotos.

Sob a batuta do técnico Sorato, autor do gol do título brasileiro de 89, o Trem-Bala júnior perdeu o jogo de ida por 1 a 0, com um gol de falta após erro de arbitragem.

Capitão da equipe e conhecido pela liderança, o volante Paulista garante que isso não abateu o grupo.

– Realmente fomos prejudicados pela arbitragem, mas sabemos do nosso potencial e todos nós temos a certeza de que vamos buscar o resultado. Temos um grupo bom e só dependemos de nós.

Guilherme, Paulista e Marquinhos em momento de descontração

De fato, garra e coração não têm faltado. Um dos pontos que vem orgulhando os vascaínos são os cânticos da torcida entoados pelos jogadores no vestiário antes dos jogos.

– É uma coisa de incentivo nosso. E é de nós mesmos, não é ninguém que pede. Nos dá motivação – diz o atacante Marquinhos, principal destaque do Vasco na Copa do Brasil.

Com passagens por Seleções sub-15 e sub-17, o apoiador Guilherme Costa sabe que a Molecada da Colina pode consolar a torcida.

– Temos consciência de que os torcedores, hoje, estão esperando mais do pessoal da base. Nos últimos jogos, Marlone, Jhon Cley e Romário tiveram ótimas atuações e a esperança do torcedor cresceu ainda mais sobre nós. Então, temos de corresponder às expectativas.

Com entrada franca, o setor social de São Januário será aberto ao público.

Marquinhos: vizinho do Vasco-Recreio, atacante vê seu sonho de perto

Enquanto sua hora não chega, Marquinhos tem a sensação diária de estar bem pertinho de seu sonho. O atacante mora a cerca de 500 metros do Vasco-Recreio, local de treinamento da equipe profissional. Por vezes, o jovem tira uma casquinha da atividade do time de cima desejando um dia estar ao lado deles.

- É uma coisa boa. Às vezes, estou chegando do treino e eles estão treinando. Outras, estou chegando à noite e eles estão saindo. Algumas vezes chego do treino e paro para dar uma olhada no treino deles e depois vou para casa. É bom estar ali pertinho sempre acompanhando - comenta.

Marquinhos, de 18 anos, chegou ao Vasco aos 13. Antes disso, foi destaque no Madureira, o que despertou o interesse do Gigante da Colina. Baixinho, rápido e ousado, ganhou maior destaque com as atuações na Copa do Brasil sub-20, fato que já levanta comparações com Eder Luis e Bernard (Atlético-MG).

- Sempre me comparam com o Eder Luis. Agora estão começando a me comparar com o Bernard. Acho uma coisa boa, porque é um excelente jogador, de Seleção Brasileira. Me sinto bem - declara.

Guilherme Costa: passagens pela Seleção e conselhos de Juninho Pernambucano

O apoiador Guilherme Costa é uma das maiores apostas do Vasco. Canhoto, chamou a atenção do Gigante da Colina sendo vice-artilheiro num campeonato em que seu time, o Estácio, foi o penúltimo colocado da competição. Está no clube há seis anos e já acumula passagens pelas Seleções Brasileiras sub-15 e sub-17.

Juninho Pernambucano, ídolo do Cruz-Maltino, já enxergou talento no garoto de 18 anos e repassou conselhos que ele absorve atentamente.

- Lembro que nos primeiros treinos ele deu um toque para eu não correr muito com a bola, porque lá em cima (profissional) é mais cadenciado. Ele disse: 'tenta tocar e aparecer nos passes'. Eu pego lições e cada vez que estou em cima tento aprender com eles - diz, com humildade.

Guilherme vê na Copa do Brasil sub-20 a oportunidade de ter uma chance com o técnico Gaúcho ano que vem, apesar de não ligar para o termo "promessa".

- Se fizermos um bom trabalho nos juniores, com certeza teremos oportunidades no profissional. Esse lance de promessa eu prefiro não ficar muito focado, mas já me sinto preparado para estar lá em cima.

Paulista: um líder nato

Paulista, como o próprio apelido escancara, é natural de São Paulo. Chegou aos 13 anos no Vasco para morar na concentração de São Januário, onde vive até hoje. Desde pequeno, adquiriu o perfil de líder, sempre orientando e motivando os companheiros dentro e fora de campo.

- Tive um treinador que sempre falava para eu motivar a equipe, porque eu era o capitão na época. Dizia para eu sempre falar, motivar, botar a equipe para cima e eu acabei trazendo isso para mim até hoje - destaca.

O volante Paulista já treinou em algumas oportunidades com os profissionais. Ele chegou a ser relacionado para uma partida do Campeonato Carioca de 2012.

Outros destaques do sub-20

Jomar - Zagueiro de muita disposição e vigor físico. Foi eleito um dos melhores em campo na partida de ida contra o Atlético-MG com desarmes precisos. Já participou em algumas ocasiões da equipe profissional tendo, inclusive, participado da pré-temporada de 2012. Deve ser aproveitado pelo técnico Gaúcho ano que vem.

Richard - Lateral-direito de boa qualidade no passe e nos cruzamentos. É também o cobrador de faltas e escanteios da equipe. Começa a ser observado mais de perto.

Fonte: Lancenet