Futsal Base: Sub-17 do Vasco elimina Urubu na prorrogação e vai à semi do Estadual

Quarta-feira, 21/11/2012 - 03:39

O futsal do Flamengo sofreu com o Vasco duas vezes em São Januário no feriado desta terça-feira. Após, pela manhã, o sub-9 vascaíno golear o Rubro-Negro por 4 a 1 pelo jogo de ida das quartas de final, o sub-17 cruzmaltino eliminou o rival na mesma fase do Campeonato Estadual de futsal, no começo da noite. Após vitória flamenguista por 7 a 4, como o Vasco havia vencido a primeira partida (4 a 2, na última quinta-feira), a partida foi à prorrogação, na qual o Gigante da Colina se impôs e venceu o rival por 2 a 1, para a festa de sua torcida, que compareceu em bom número à sede vascaína. O adversário na semifinal será o Mackenzie, que eliminou o Helênico.

Durante os 40 minutos do tempo normal, o Vasco não conseguiu encaixar o jogo que o fez ter até a noite desta terça-feira 11 vitórias em 11 jogos. O Flamengo dominou a partida, criando inúmeras chances e goleando por 7 a 4. Porém, a excelente atuação com mando rubro-negro, quando o Gigante da Colina venceu por 4 a 2 na última quinta-feira, fez com que a decisão do semifinalista fosse na prorrogação (dois tempos de cinco minutos).

Nos primeiros cinco minutos do tempo extra, o nervosismo imperou e pouquíssimas chances foram criadas. Nenhum gol marcado. Mas, mantendo o que aconteceu no tempo normal, o Flamengo jogava melhor e tinha mais posse de bola. Lucro para o Vasco ter resistido e não sofrido gol. Entretanto, o jogo ganhou um dinamismo enorme no 2º tempo da prorrogação, quando, em virtude de o empate classificar a equipe vascaína por conta do melhor desempenho na 1ª fase (10 vitórias em 10 jogos), o Flamengo colocou em campo o goleiro-linha e encurralou o Gigante da Colina em sua quadra de defesa. Porém, o Vasco, ao contrário do que aconteceu no decorrer da partida e na primeira etapa do tempo extra, tinha o trunfo de qualquer perda de posse de bola rubro-negra representar um enorme perigo. Foi exatamente daí que saíram os gols vascaínos. Primeiro, uma obra-prima. O Vasco retomou a bola e, com o goleiro-linha fora do gol, o vascaíno Arlen marcou um golaço por cobertura, quase do meio da quadra.

A partir daí, o desespero rubro-negro só fez aumentar. O Vasco, pouco tempo depois do primeiro tento, marcou seu segundo gol na prorrogação após uma retomada de posse de bola com o goleiro-linha flamenguista em campo. O Flamengo pressionou, porém só a virada em pouquíssimos minutos daria a vaga ao clube da Gávea, que chegou a diminuir. O clima ficou tenso nos últimos minutos de partida, com jogadas ríspidas, bate-bocas, expulsão de jogador do Flamengo por reclamação e a torcida vascaína incendiando a quadra 3 do complexo esportivo João Silva.

Ao término do jogo, torcedores foram comemorar em quadra a belíssima classificação dentro de casa. O grito de casaca, a conversa da comissão técnica com os atletas em roda após o jogo e os atletas puxando o tradicional canto "O Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor" marcaram a comemoração após o triunfo (confira vídeo abaixo). Os rubro-negros, revoltados com a arbitragem (sem fundamento) e com a festa vascaína, estavam indignados e alguns queriam briga. Porém, tiveram que sair de São Januário aos gritos de "Adeus, Mengo! Adeus, Mengo!" e do tradicional grito de guerra vascaíno.



Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes