Entorno do Maracanã começa a ser revitalizado com obras

Terça-feira, 13/11/2012 - 16:20

Assim como o Maracanã, a área no entorno do estádio também está ganhando visual novo. A Prefeitura do Rio está investindo R$ 109,5 milhões em um projeto que inclui a revitalização do espaço e a construção de uma passarela ligando a Quinta da Boa Vista ao Templo do Futebol. Na semana passada, as 13 primeiras árvores, de um total de 93, foram plantadas em frente à estátua do Bellini. O resto será colocado ao longo do espaço a ser revitalizado.

Os trabalhos, segundo a Secretaria Municipal de Obras, não exigiram interdições no trânsito até o momento e técnicos estão realizando serviços de infraestrutura e construção de calçadas.

A acessibilidade é um dos destaques do projeto, assim, todo o entorno será adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Serão construídas 10 rampas de acesso e travessias rebaixadas, além da implantação de piso podotátil de alerta. Na passarela, as rampas terão declividade de 5% e patamar de descanso a cada 20 metros.

Outra passarela será construída sobre as linhas férreas, exatamente em frente à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e ficará a cargo do Governo do Estado. As duas novas passarelas serão bastante largas (cerca de 8 metros), facilitando o escoamento de pessoas em dias de jogos.

Uma nova ciclovia e área de recreação, com mesa de jogos, bancos, bicicletários, prancha para abdominal, grampos e frades, e barras (paralelas, simples e duplas) também é uma das metas do projeto. Além disso, o planejamento prevê ainda dois mil metros quadrados de pavimentação, 45 mil metros quadrados de paisagismo, nova iluminação pública em LED e uma área de suporte para os megaeventos esportivos, onde poderão ser instaladas tendas de apoio para os Jogos Olímpicos 2016.

A área que será reurbanizada abrange a Radial Oeste, Avenida Maracanã, Rua Eurico Rabelo e Rua Professor Manuel de Abreu, além de trecho da Rua Visconde de Niterói, e será entregue em junho de 2013. A passarela a cargo da Prefeitura será entregue em dezembro do mesmo ano.

Fonte: Lancenet