Ezequiel, do Criciúma, diz que não recebeu proposta concreta do Vasco

Terça-feira, 13/11/2012 - 12:11

O Criciúma ainda não garantiu sua vaga no Campeonato Brasileiro da Série A de 2013, mas esse objetivo deverá ser alcançado na próxima rodada. Isso porque o Tigre precisa apenas de uma vitória contra o Atlético-PR em casa para cravar sua volta a elite do futebol nacional, de onde saiu em 2004.

O goleiro Michel Alves, o lateral-esquerdo Marlon, os meio-campistas Lucca e Giovanni Augusto e o atacante Zé Carlos, artilheiro da equipe catarinense, devem ser apontados após o término da competição como os heróis do acesso. Realmente eles foram os principais nomes do Tigre, mas outros também se destacaram e chamaram a atenção de clubes grandes do futebol brasileiro. Se enquadra nesse quesito o lateral-direito Ezequiel, destaque do Criciúma no primeiro turno da competição.

Natural da cidade catarinense de Treze de Maio, o jovem de 19 anos chegou ao Criciúma muito jovem e passou por todas as categorias da base do clube. Foi promovido ao time profissional pelo treinador Paulo Comelli na atual temporada e rapidamente caiu nas graças da torcida. A prova do excelente desempenho de Ezequiel na Série B foi sua renovação de contrato, fechada em agosto pela direção do clube tricolor. Com ela, o vínculo do lateral foi estendido até o dia 31 de dezembro de 2015.

Características e suposto interesse do Vasco

Ezequiel é um lateral ofensivo, que sabe chegar ao fundo e gosta de arriscar chutes de longa distância. Apesar disso, não compromete defensivamente, tanto é que no primeiro turno da Série B foi um dos líderes em roubadas de bola da equipe catarinense. Perdeu espaço no time titular por conta de uma lesão, mas já há torcedores que cobram seu retorno ao time titular.

Recentemente o diretor-executivo de futebol do Vasco, Daniel Freitas, foi ao Estádio Heriberto Hulse para observar o meio-campo Lucca, se encantou com Ezequiel e pediu maiores informações sobre o mesmo para a diretoria do Criciúma. Apesar disso, o pai de Ezequiel, Clesio Bardini de Biasi, garante que não recebeu nenhuma proposta do Gigante da Colina:

- Sempre existem muitas especulações, mas de concreto do Vasco não chegou nada para mim - garante.

Pai comemora sucesso de Ezequiel

Assim como a grande maioria dos jovens jogadores de futebol, Ezequiel saiu de casa muito cedo e viveu grande parte da adolescência longe de seus familiares. A saudade foi um dos obstáculos que o lateral teve de superar durante sua trajetória na base do Criciúma:

- Ele saiu cedo de casa, acho que esse foi o maior obstáculo. A base de todos os times é sempre muito concorrida e às vezes existem dias ruins. Por conta de tudo isso, você sempre tem que estar à disposição para poder ajudar - revelou o pai de Ezequiel.

Seu Clésio de Biasi também fez questão de expressar toda sua felicidade com o bom desempenho do filho em sua primeira temporada como profissional no Tigre:

- Fico muito feliz e emocionado, pois sempre foi o sonho dele. As coisas aconteceram rápido. Estamos muito felizes - encerrou.

Bate-papo com Ezequiel, lateral-direito do Criciúma:

O Criciúma está muito perto de garantir uma vaga na elite do futebol brasileiro. Como você, uma prata da casa, se sente fazendo parte do grupo que está levando o Tigre de volta a Série A?

“Eu fico muito contente por estar contribuindo para isso. Já que sou da região, fiz toda minha base aqui. Falta um passo para garantirmos esse objetivo”.

Você subiu para os profissionais nesse ano de 2012 e rapidamente conquistou a admiração do torcedor, mas certamente sua trajetória no futebol também foi marcada por dificuldades. Quais foram os maiores obstáculos você enfrentou até agora?

“Sai de casa muito novo e por isso tive que abrir mão de ficar perto dos amigos e da família. Isso foi muito difícil. Em 2008, tive alguns problemas de saúde. Só quem está no meio e vive do futebol sabe das dificuldades. Em 2008 e 2009, por exemplo, o Criciúma estava numa fase muito ruim, quase fomos rebaixados pra serie D. Esse momento também foi complicado”.

Você teve a oportunidade de jogar várias partidas como titular do Criciúma durante essa Série B. Como você avalia seu desempenho até agora pelo time profissional?

“Como foi minha primeira temporada no profissional, avalio como boa. Estrear numa Série B não é fácil, pois se trata de um campeonato muito equilibrado e muito difícil. Apesar disso, sei que ainda preciso melhorar muita coisa”.

Você recentemente renovou contrato com o Criciúma e vem recebendo muitos elogios do diretor Rodrigo Pastana. Como você recebe esse carinho e essa confiança do clube em seu futebol?

“Sou muito grato ao clube pela oportunidade. Quando eu era pequeno, meu pai me trazia no estádio para ver os jogos. Sempre foi meu sonho viver tudo isso. Só tenho a agradecer ao clube, a imprensa, e, principalmente, a torcida. Eles sempre me apoiaram e me passaram bastante confiança”.

Você já se vê atuando com a camisa do Criciúma na Série A?

“Eu sonho com isso, mas falta um passo ainda para garantirmos a Série A. Terei que me dedicar muito para poder vestir essa camisa ano que vem”.

E o que existe em relação ao Vasco? Recentemente conversei com o Rodrigo Pastana e ele me falou que você foi muito elogiado por um diretor do Vasco.

“Não soube de muita coisa, apenas vi as notícias na internet. Fiquei feliz, pois é um grande time. Apesar disso, nesse momento estou preocupado apenas em treinar e jogar bem. Deixo essas coisas para o meu pai cuidar”.

Teria algum interesse em jogar no Vasco?

“É um dos grandes times do Brasil. Todo jogador tem interesse em jogar no Vasco”.

Quais são seus objetivos daqui pra frente? Seleção sub-20 é um objetivo?

“O primeiro é garantir nessas ultimas rodadas o acesso para Série A. A seleção sub-20 é um objetivo sim. Há muito tempo venho trabalhando para alcançar esse objetivo e espero, quem sabe, receber uma oportunidade”.

Se considera um lateral ofensivo ou defensivo? Em quais jogadores da sua posição você se inspira?

“Gosto muito de atacar, mas lateral hoje em dia também precisa ter uma preocupação defensiva. Por isso tem que ter um equilíbrio sempre. Me inspiro muito no Daniel Alves por conta da técnica que ele possui”.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr