Em meio a uma crise política, diretoria vascaína inicia planejamento para 2013

Segunda-feira, 29/10/2012 - 16:12

O discurso oficial é o de que ainda se luta por uma vaga na Copa Libertadores. Mas os oito pontos de desvantagem para o São Paulo, que fecha a zona de classificação para o torneio continental, já fazem a diretoria do Vasco entender que precisa planejar a próxima temporada para evitar os erros que culminaram no fracasso de 2012. Uma reestruturação do elenco será inevitável, assim como a necessidade da contratação de reforços que fortalecer um grupo que ficou muito fragilizado ao longo do Brasileirão.

O primeiro desafio é o financeiro, colocando a casa em ordem. Os salários do elenco estão atrasados e o departamento de futebol já reconheceu algumas vezes que, nesta realidade, fica praticamente impossível cobrar o grupo. Alguns atletas estão visivelmente irritados com a situação.

Nos bastidores o presidente Roberto Dinamite já começa a se cercar de alguns aliados que antes eram opositores. Uma aproximação com o grupo de Eurico Miranda se torna clara a cada dia, algo que tem irritado alguns dos que ajudaram na eleição do ex-jogador, como a aliança construída por conselheiros da época em que Antônio Soares Calçada era o presidente.

A ideia é deixar a diretoria forte para conseguir melhorar as receitas e ter peso político inclusive para desbloquear algumas verbas de patrocínio. Isso sem falar em uma melhora nas negociações dos direitos de transmissão para algumas competições.

Em termos de elenco, já é admitido pelos dirigentes que a transferência de jogadores importantes no meio do ano foi a principal causa para a queda de rendimento da equipe. Na janela de transferências internacionais o Vasco perdeu de uma só vez, praticamente, o lateral direito Fagner, o volante Rômulo, os meias Diego Souza e Allan, este que atuava também na lateral direita. As peças de reposição, porém, acabaram não correspondendo.

Com o elenco inchado, alguns jogadores serão negociados ou dispensados para abrir a vaga para reforços em 2013, mas os nomes só serão divulgados após o término da participação do time no Campeonato Brasileiro. O lateral Willian Matheus, os volantes Auremir e Renato Augusto, os meias Diego Rosa e Leandro Chaparro e o atacante Pipico serão liberados.

Alguns atletas mais experientes e que têm nome no mercado poderão ser usados como moeda de troca, como o zagueiro Rodolfo, o volante Eduardo Costa, o meia Carlos Alberto e o atacante Willian Barbio.

A situação, no entanto, é diferente para jogadores como meia Juninho Pernambucano será procurado para renovar contrato. O goleiro Fernando Prass, os volantes Nilton, Fellipe Bastos e Wendel, o meia Felipe e os atacantes Eder Luis, Alecsandro e Carlos Tenorio, por exemplo, são alguns dos nomes que deverão ser usados em 2013. Os demais dependerão de uma avaliação.

Por saber que negociou as principais estrelas e não consegue manter a folha de pagamento em dia no clube, o presidente Roberto Dinamite não deve interferir no trabalho da comissão técnica. Cristóvão Borges, por exemplo, só deixou São Januário porque quis e Marcelo Oliveira só não vai permanecer para 2013 se optar por uma saída.

Dentro de campo o elenco, que ganhou folga nesta segunda-feira, se reapresenta na terça-feira à tarde e começa as preparações para o confronto diante do Sport, marcado para este domingo, às 17 horas (de Brasília), em São Januário, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Gazeta Esportiva