Dedé supera números e amplia liderança no elenco

Quarta-feira, 24/10/2012 - 09:09

Ídolo da torcida do Vasco, o zagueiro Dedé tem nos números alguns dos motivos para ser exaltado durante os jogos. O camisa 26 enfrentou uma grave lesão no primeiro semestre - edema ósseo na perna esquerda -, se recuperou e voltou a apresentar o futebol ao qual os torcedores se acostumaram. O defensor supera os companheiros e tem o melhor aproveitamento entre os titulares na temporada. Além disso, amplia o papel de líder no elenco, e é visto nos bastidores como possível substituto de Juninho.

Foram dois meses parado durante a disputa da Copa Libertadores. A grave lesão na fíbula da perna esquerda quase evoluiu para uma fratura. Por diversas vezes, o prazo de retorno aos gramados foi adiado e o ano de 2012 parecia longe de se mostrar positivo. Na derrota para o Botafogo por 3 a 2, o zagueiro não esteve nos melhores dias, porém, a atuação não apagou os números expressivos.

Dedé tem 65,77% de aproveitamento na temporada. São 37 jogos disputados, com 22 vitórias, sete empates e oito derrotas. O zagueiro marcou um gol na primeira fase da principal competição do continente. Além de voltar a jogar bem, Dedé aparenta ser nome certo na seleção brasileira para as competições oficiais que estão por vir. O técnico Mano Menezes costuma elogiá-lo sempre que possível, sobretudo pela dedicação e seriedade no trabalho.

A forma que conduz a carreira tem transformado Dedé em um dos principais líderes do elenco do Vasco mesmo com apenas 24 anos. É comum ouvir funcionários do departamento de futebol apostando em uma sucessão natural em torno do capitão Juninho. o zagueiro faz questão de pedir a palavra nas preleções e correntes antes dos jogos. Ele também conversa bastante com o técnico Marcelo Oliveira com o objetivo de acertar o posicionamento defensivo.

Nas questões complicadas de bastidores, como atrasos de salários - já são dois meses -, Dedé faz parte de um grupo que conversa com a diretoria para saber o andamento das soluções. Juninho, Felipe, Alecsandro, Carlos Alberto e Fernando Prass são outras figuras importantes no processo. Em evolução, o zagueiro terá uma importante missão nesta quarta-feira, às 20h30, na Colina histórica, contra o Internacional.

Com 50 pontos, o Vasco ocupa a quinta colocação no Brasileiro. Dedé vai tentar parar o ataque adversário para que o Cruzmaltino possa vencer e reduzir para dois pontos a diferença em relação ao São Paulo, que soma 55 e está em quarto lugar. O Gigante da Colina está definido para a partida que pode aumentar ainda mais o aproveitamento do defensor na temporada. O time vai a campo com: Fernando Prass; Jonas, Dedé, Douglas e Wendel; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Felipe; Eder Luis e Carlos Alberto.

Fonte: UOL