Atletismo: Aldemir Gomes fica em 2º nos 100m nas Olimpíadas Universitárias

Terça-feira, 23/10/2012 - 17:34

A chuva que despencou em Foz do Iguaçu (PR) na manhã deste sábado, dia 20, não impediu que a piauiense Fernanda Araújo voltasse a subir ao alto do pódio em sua quinta participação em Olimpíadas Universitárias. A atleta da Faculdade Santo Agostinho (FSA-PI) venceu os 100m rasos com o tempo de 12s31, na pista do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. A competição de atletismo segue até a tarde deste domingo, com entrada franca.

Fernanda estreou na maior competição universitária do país em 2008, em Maceió, quando conquistou duas medalhas de ouro (100m e salto em distância) e uma de bronze (200m). No ano seguinte, ela venceu os 200m e ficou em segundo nos 100m. Em 2010, ficou com a prata nos 100m e queimou a largada nos 200m, única prova em sua carreira nas Olimpíadas Universitárias que não subiu ao pódio. No ano passado, Fernanda venceu os 200m novamente e ficou com a medalha de prata nos 100m, perdendo a prova para a atleta olímpica Rosângela Santos.

Neste sábado, ela conquistou sua nona medalha nas Olimpíadas Universitárias. “Apesar da pista molhada e pesada, eu consegui fazer uma boa prova e venci, isso é o que importa”, disse a atleta de 26 anos, fã dos jamaicanos Usain Bolt e Yohan Blake.

Formada em Educação Física, Fernanda cursa Libras atualmente e recebe bolsa integral da sua faculdade. “Eles apoiam muito o esporte. Pagam passagens para competições, arcam com todos os custos. Daqui de Foz do Iguaçu eu vou para Navegantes (SC) disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina e na semana que vem vou para Recife onde acontecerá o Troféu Norte-Nordeste”, explicou a atleta, que ainda disputa os 200m, neste domingo.

Ainda nos 100m, mas no masculino, o velocista Haiko Zimmerman, da FURB (SC), finalmente subiu ao alto do pódio. Depois de conquistar a medalha de prata em Blumenau 2010 e Campinas 2011, ele conquistou a vitória em Foz do Iguaçu, ao vencer o atleta olímpico Aldemir Gomes Júnior, do Rio de Janeiro, com o tempo de 11s01, contra 11s07 do rival.

Zimmerman cursa Educação Física e apesar do mal tempo, ele aprovou a sua performance. “Foi uma prova muito boa, mesmo com a pista molhada e pesada” disse Zimmerman, que conquistou a sua melhor marca nas Olimpíadas Universitárias, em Campinas, com 10s50. A prova mais importante que competiu foi o Troféu Brasil de 2012, onde ficou com nono tempo. “Se a chuva permitir, amanhã (domingo) eu disputo ainda os 200m”.

Para subir ao alto do pódio, o atleta catarinense teve que superar estrelas do atletismo brasileiro como Aldemir Gomes Júnior, primeiro do ranking brasileiro de 2012 nos 100m, com o tempo de 10s20 e segundo nos 200m. “Participei mais para brincar e ver a galera, sem nenhum compromisso de vencer. Deu certo”, explicou o jovem atleta.

Apesar do frio e da forte chuva, o Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, acompanhou a competição na parte da manhã, no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti.

As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Fonte: Site oficial das Olimpíadas Universitárias