Atletismo: Aldemir Gomes participa das Olimpíadas Universitárias no Paraná

Quinta-feira, 18/10/2012 - 07:41

A partir desta quinta-feira (18) e até o próximo dia 27 de outubro, cerca de três mil atletas brasileiros se reunirão na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, para disputar torneios no maior evento esportivo acadêmico do país, as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Jovens dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal disputarão em oito modalidades esportivas – basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, judô, natação e xadrez.

As Olimpíadas Universitárias JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) 2012 são realizadas de forma conjunta, desde 2005, pelo Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as Organizações Globo, além de contar com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

"As Olimpíadas Universitárias já têm o seu papel no desenvolvimento do esporte brasileiro. As estatísticas comprovam essa contribuição. Muitos atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos Londres 2012 são oriundos das Universitárias, como as velocistas Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos", destacou o diretor-geral das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012 e gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner.

Amazonas e São Paulo são os estados com as duas maiores delegações, com um total de 143 atletas inscritos. Paraná e Pernambuco vêm a seguir, com 141, e o Rio de Janeiro será representado por 140 atletas. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações.

O handebol é o esporte com o maior número de atletas: 617. O esporte terá equipes de 26 estados, a única exceção é Rondônia. O único esporte com participação de todas as delegações é o futsal.

Participarão dos jogos revelações do esporte nacional, como o velocista carioca Aldemir Gomes – primeiro colocado do ranking nacional nos 100m e 200m rasos e representante brasileiro nos Jogos Olímpicos Londres 2012 – e a judoca paulista Flávia Gomes, medalha de prata no Grande Aberto do Rio de Janeiro na categoria leve.

Programação – A cerimônia de abertura do evento será na tarde desta quinta-feira (18). No mesmo dia, será realizada a primeira rodada do torneio de xadrez.

Entre os dias 19 e 21 de outubro serão realizadas as competições individuais: atletismo, natação, judô e xadrez. Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23 com as partidas pela fase classificatória e nos dias 26 e 27 ocorrem os jogos semifinais e finais. Serão mais de 420 partidas durante os cinco dias de competição em Foz do Iguaçu e a entrada para o público é gratuita em todas as praças esportivas.

O calendário completo dos jogos, resultados e notícias podem ser conferidos no site do evento.

Voluntariado – As Olimpíadas Universitárias irão contar com o apoio de mais de 200 voluntários, que atuarão em todas as áreas funcionais do evento. São 120 estudantes de três universidades locais, 60 militares e 24 voluntários de 11 estados brasileiros. A maior parte dos voluntários universitários de Foz do Iguaçu é dos cursos de Educação Física, Turismo e Comunicação Social.

Fonte: Portal Planalto