Remo: Vasco participará da Copa Amazônia de Remo Máster em 18/11

Sábado, 20/10/2012 - 11:33

A Estação das Docas será palco, no próximo domingo (21), a partir das 8h, da terceira Regata do Círio, que surgiu para homenagear a padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré. O evento tem patrocínio da Secretaria de Estado Esporte e Lazer (Seel) e contará com a participação dos tradicionais clubes da capital: Remo, Paysandu e Tuna Luso, além do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba). Pelo menos 40 pessoas estão envolvidas no evento, entre clubes, atletas, comissão técnica e funcionários de equipes.

A terceira Regata do Círio é uma das cinco competições do Campeonato Paraense de Remo, que acontecem ao longo de 2012, por isso, contará pontos para a disputa estadual, na qual o Clube do Remo segue com 87 pontos, Paysandu Esporte Clube tem 73 e Tuna Luso Brasileira, 62 pontos. Trabalhando há meses para a realização do evento, o presidente da Federação Paraense de Remo, Luizomar Costa, adiantou que Belém também sediará a Copa Amazônia de Remo Máster, no dia 18 de novembro, no Portal da Amazônia, e que busca atrações de fora para o evento. Além dos clubes locais, o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, já confirmou presença. “Ainda pretendemos fechar com mais clubes”, ressaltou.

Costa diz que o apoio da Seel aos eventos e competições de remo faz com que o esporte desponte no Pará. “A Seel sempre esteve ao lado da regata, agora mais ainda. É muito importante contar com esse apoio e espero que essa parceria perdure”, disse. Foi nesta modalidade esportiva que as três maiores agremiações do Pará tiveram suas origens. Remo, Paysandu e Tuna eram referência na prática do remo desde o início século XX, quando família tradicionais de Belém se reuniam para acompanhar grandes competições do esporte.

Fonte: Site do Governo do Pará