Levantamento considera centenário do Vasco o mais bem-sucedido do Brasil

Sábado, 13/10/2012 - 17:50

É com muita alegria que eu inauguro este espaço em um Portal que já nasceu sendo um sucesso como o Yahoo! Esporte Interativo. Aqui pretendo abordar tudo que considerar interessante sobre vários esportes, sempre buscando um ângulo diferente, contribuindo com muita informação, mas deixando clara a minha opinião e querendo ouvir a sua. E sempre pronto para um bom debate!

O post de estreia do Blog do Vitor Sergio é um dos quadros que teremos recorrentemente por aqui: as famosas e polêmicas listas. E para começar, vou fazer um ranking dos melhores anos de centenário de clubes brasileiros. Tive essa ideia depois que o Santos, que comemora 100 anos em 2012, ganhou a Recopa Sul-Americana há três semanas. Vamos lá então:

15º LUGAR - CORITIBA - Completou 100 anos em 2009 e não teve motivos para comemorar. O primeiro semestre não foi um desastre. No Paranaense perdeu o título para o rival Atlético, mas na Copa do Brasil foi à semifinal. O motivo de vergonha foi o Brasileirão. Após uma campanha regular, a equipe sofreu na reta final e precisava vencer o Fluminense na última rodada para se salvar do rebaixamento. Empatou e caiu. Mas a vergonha veio depois com dezenas de bandidos invadindo o campo do Couto Pereira e praticando cenas lamentáveis de vandalismo.

14º LUGAR - GUARANI - Passando por uma de suas piores crises financeiras, o Bugre comemorou seu centenário no ano passado. E conseguiu cumprir o objetivo principal: voltar à Primeira Divisão do Campeonato Paulista (foi vice-campeão da Série A2, perdendo para o XV de Piracicaba na final). Fez feio na Copa do Brasil, eliminado pelo Horizonte (CE). Na Série B reagiu na reta final e evitou o rebaixamento para a Terceirona, ficando em 12º lugar.

13º LUGAR - SPORT - Fez uma grande festa para comemorar o centenário em 2005, com carreata em Recife e um show de Jorge Aragão em frente à Ilha do Retiro. Dentro do campo as coisas foram mal. No Pernambucano faltou força para impedir que o rival Santa Cruz ganhasse os dois turnos (ficou em terceiro). No Brasileiro, teria sido rebaixado para a Série C se o Vitória tivesse vencido a Portuguesa no Barradão na última rodada.

12º LUGAR - BOTAFOGO - O centenário do Botafogo foi comemorado no ano em que o clube voltou para a Primeira Divisão. A situação financeira era terrível e o time fraco. Isso se refletiu em campo. No Estadual um quinto lugar! Na Copa do Brasil eliminado na segunda fase pelo Gama. No Brasileiro, o Glorioso só escapou de uma nova queda na última rodada com um empate heróico contra o Atlético Paranaense na Arena da Baixada (e contando com uma combinação de resultados). Mas o pior foi o pouco cuidado com o "jogo do centenário". Um amistoso contra o Grêmio, disputado com times reservas no Estádio de Caio Martins, com pouquíssima divulgação. Pelo menos o Bota ganhou essa partida: 4 a 1...

11º LUGAR - GRÊMIO - Sem dúvida, um centenário para se esquecer em 2003. A começar pelo sexto lugar no Campeonato Gaúcho. Na Libertadores caiu nas quartas-de-final para o Independiente de Medellín. Com a saída da ISL, a situação financeira ficou gravíssima e isso se refletiu no time. No Brasileiro o Tricolor só se salvou do rebaixamento na última rodada e perdeu 22 dos 46 jogos.

10º LUGAR - ATLÉTICO MINEIRO - Uma das torcidas mais apaixonadas e vibrantes do Brasil não pôde fazer muita festa no centenário do Galo em 2008. As comemorações foram muito bonitas, mas dentro do campo, tristeza. No Mineiro um vice-campeonato tomando de cinco do Cruzeiro no primeiro jogo. Na Copa do Brasil eliminação para o Botafogo nas quartas-de-final pelo segundo ano seguido. E no Brasileirão terminou na 12ª colocação.

9º LUGAR - FLAMENGO - Primeiro clube do país a completar o centenário (mesmo não tendo futebol à época da fundação), o Fla criou um barulho gigante, com vários eventos e festas, gerando uma expectativa do mesmo tamanho. Fez o "impossível": tirou o então melhor jogador do mundo de um dos grandes clubes do planeta. A chegada de Romário à Gávea foi algo inacreditável. E gerou um orgulho monstruoso na torcida do Fla. Mas o motivo de festa acabou aí. No Carioca o desfecho foi a "barrigada" de Renato Gaúcho. Depois vários vexames como Romário agredindo Sávio em campo, Romário pedindo (e conseguindo) a cabeça de Luxa, motivo de chacota nacional com o "pior ataque do mundo" e a contratação de um comentarista de rádio (Washington Rodrigues) para ser técnico. No Brasileiro uma campanha pífia (21º entre 24 equipes). O Fla teve chance de título até o fim, mas perdeu a Supercopa da Libertadores no Maracanã para o Independiente.

8º LUGAR - PONTE PRETA - Um dos clubes mais antigos do Brasil, a Macaca teve um bom desempenho no ano do centenário,em 2000. No Paulistão ficou em quinto, atrás apenas dos quatro grandes. Na Copa do Brasil caiu para o Vasco na terceira fase, dando muito trabalho. No segundo semestre, na Copa João Havelange, conseguiu se classificar para o mata-mata e só foi eliminada pelo Grêmio (com Ronaldinho Gaúcho voando) no critério de gol fora de casa.

7º LUGAR - CORINTHIANS - O centenário do Corinthians foi muito comemorado fora do campo. Várias ações de marketing colocaram a data na boca do povo e nos principais espaços da mídia. Dentro do campo não funcionou muito. O time, com Ronaldo e Roberto Carlos, foi eliminado na primeira fase do Paulista. Na Libertadores, então obsessão, a melhor campanha da fase de grupos resultou em uma eliminação doída para o Fla nas oitavas. Depois perdeu Mano Menezes para a seleção brasileira. Na reta final do Brasileirão o título e a vaga direta na Libertadores escaparam para Flu e Cruzeiro (o que gerou o "Tolima"...). Mas pelo menos serviu para construir a base do trabalho que deu muitas alegrias em 2011 e 2012.

6º LUGAR - INTERNACIONAL — O Colorado começou 2009 com uma sensação ruim pois no ano anterior o clube não conseguiu se classificar para a Libertadores, o grande sonho de todos no ano do centenário. Mas já que não foi possível, o Inter fez o que pôde. Ganhou o Gaúcho invicto e fez duas ótimas campanhas que terminaram em vice-campeonatos: na Copa do Brasil (Corinthians) e no Brasileiro (Flamengo - com acusações de que o Grêmio entregou o jogo final para dar o título aos cariocas). Outra conquista expressiva do ano do centenário foi a marca de 100 mil sócios pagantes.

5º LUGAR - FLUMINENSE - O Flu tinha como meta ganhar um título no ano de seu centenário, em 2002, algo que o rival Flamengo não conseguiu (impedido pelo próprio Flu). E o objetivo foi alcançado, levando o Carioca em cima do Americano. O fato de a competição ter sido esvaziada pelo Rio-SP, sem transmissão da TV, com equipes entrando com reservas na maior parte da competição, cuja a fase final foi disputada junto com a Copa do Mundo da Coréia e do Japão é apontado como demérito por torcedores rivais e pela imprensa, mas nada significa para a torcida tricolor. Depois disso, o torcedor ainda ganhou de presente o Baixinho Romário, que comandou um time limitado em uma ótima campanha no Brasileiro: semifinal, só caindo no critério de melhor campanha para o Corinthians.

4º LUGAR - SANTOS - Uma das razões para o ousado plano da diretoria do Santos em manter Neymar no Brasil foi a comemoração do centenário neste ano. O objetivo, claro, era o bicampeonato da Copa Libertadores. Mas o time caiu muito de produção e rodou na semifinal. O pior: para o rival Corinthians, que acabou campeão. Sem dúvida, não ficou legal. Títulos o Santos conquistou, dois, mas de menor expressão: o tricampeonato paulista (que não vinha desde a década de 60) e a Recopa Sul-Americana, sobre a Universidad de Chile. As constantes convocações de Neymar impediram a briga pelo título brasileiro.

3º LUGAR - NÁUTICO - O centenário era questão de honra para o Náutico em 2001. Pela sua festa e para estragar a de um rival. O Sport era penta estadual. O Náutico tinha como missão impedir o hexa, já que o clube se vangloria de que "Hexa é luxo" apenas do Timbu (campeão de 1963 a 1968). Também havia o desejo em acabar com o jejum de 11 anos sem título. Comandando pelo (então) promissor Muricy Ramalho e pelo artilheiro Kuki, o Náutico ganhou o estadual em cima do Santa Cruz. No restante do ano, boas campanhas: semifinal da Copa do Nordeste e quinto lugar na Série B, ficando a uma posição do quadrangular final.

2º LUGAR - VITÓRIA - No ano de seu centenário, 1999, o Leão conseguiu conquistar a Copa do Nordeste ganhando do rival Bahia na grande decisão. Também foi campeão baiano, dividindo o título com o Bahia em uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro. No segundo semestre, a equipe do técnico Toninho Cerezo conseguiu uma brilhante campanha no Brasileirão, chegando à semifinal (perdeu para o Atlético Mineiro), acabando na terceira posição.

1º LUGAR - VASCO - Conquistou o maior título de sua história, a Copa Libertadores, no ano de seu centenário, 1998, tendo um timaço histórico. De quebra, levou o Campeonato Estadual ganhando os dois turnos. O festa do centenário só não foi maior porque faltou o título mundial no Japão. Mas a atuação do time, esmagando o Real Madrid no segundo tempo, é um motivo de muito orgulho para qualquer vascaíno. Ah, aquela bola do Felipe...

E aí, o que você achou? Quero saber qual é a sua lista também! Vá à caixinha de comentários e deixe o seu Top 15 dos melhores centenários do futebol brasileiro.

Observação: O blog será pautado pelas boas maneiras. Discordar é permitido e até estimulado. Desde que feito com educação. Xingamentos e agressões não serão permitidas. Contribua com o debate em alto nível!

Fonte: Blog do Vitor Sergio - Yahoo Esporte Interativo