Vôlei Sentado: Conheça a história do atleta vascaíno Thiago Nogueira

Domingo, 07/10/2012 - 12:26

"Meu nome é Thiago Baptista Nogueira, tenho 23 anos, solteiro e moro na cidade do Rio de Janeiro. Sou formado em Técnico de Edificações, mas atualmente estou parado pelo INSS com auxílio acidente de trabalho. Sempre fui muito ativo, praticava diversas atividades físicas, como natação, judô, vôlei, musculação e futsal. Mas, no dia 13 de junho de 2008, sofri um acidente de trem na estação de Madureira (zona norte do Rio), quando voltava do trabalho. Tive amputados a minha perna direita e meu pé esquerdo. Apesar da gravidade do acidente, fiquei apenas uma semana no hospital. A partir daí, minha vida mudou completamente. Tornei-me uma pessoa sedentária, que necessitava de ajuda até nos afazeres diários, como tomar banho e ir ao banheiro. Para tudo eu precisava de alguém ao meu lado, e isso foi um grande choque na minha vida.

DECIDI MUDAR QUANDO

Dois meses após o acidente, comecei a frequentar a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) para tentar me adaptar à minha nova vida. E foi lá que conheci pessoas novas em situações idênticas e até piores que a minha. Com isso, percebi que devia fazer algo por mim mesmo, que não deveria me deixar abater pelos fatos e recomeçar a vida do zero.

Nessa mesma época, o meu avô, que era como um pai para mim -já que o meu havia falecido quando eu tinha apenas nove anos- sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Eu estava em casa sozinho e tive que socorrê-lo. Se aguardasse a ajuda de alguém, ele não resistiria. Infelizmente, ele veio a falecer meses depois. Todos esses fatos foram relevantes para virar o ponto de partida inicial, para eu mudar.

ENCONTREI APOIO ATRAVÉS

Devido às situações que haviam acontecido na minha vida, eu necessitava de algo que me distraísse, que me fizesse esquecer tudo que eu estava passando naquele momento. Decidi voltar a nadar, e foi através da natação que conheci amigos que também eram deficientes, mas praticantes de atividades físicas há mais tempo. Foram eles que me indicaram uma nova modalidade que estava para começar no Vasco da Gama: o vôlei sentado.

Como já havia jogado vôlei antes, achei muito interessante a proposta dessa nova modalidade e comecei a jogar. Um tempo depois, formamos a equipe oficial de vôlei sentado do Vasco. A cada dia, passei a amar mais esse esporte. Passei a me dedicar e me esforçar mais pela equipe, inclusive participando de campeonatos fora do estado do Rio de Janeiro. Se hoje eu cheguei onde cheguei, foi porque sempre tive o apoio de meus familiares, meus melhores amigos e minha namorada, que desde o início esteve ao meu lado me incentivando a continuar, independente das situações boas e ruins.



MEU GRANDE DESAFIO

Meu único medo era o de não conseguir alcançar os meus objetivos, decepcionando não só a mim, mas todos que lutavam junto comigo. Nos momentos mais difíceis, você chega até a pensar em desistir, porque a dificuldade de locomoção o limita muito em algumas situações. Porém, é nessas horas que tudo que já passou, todas as barreiras que já conseguiu ultrapassar, não te deixam abater. Por isso, a cada dia vou lutar mais e mais para ter tudo que quero, pois sei que sou capaz de alcançar todos os meus ideais.

APRENDI E QUERO COMPARTILHAR

Ainda tenho muitos objetivos, que até o momento não foram realizados. Porém, todos aqueles que já conquistei e lutei para ser melhor do que idealizava, fizeram de mim um homem com mais fé e coragem para tentar de tudo nessa trajetória da vida. Pessoas com deficiência enxergam a si mesmos como vulneráveis, e este sentimento de vulnerabilidade tende a produzir pânico e medo, fazendo com que elas desistam de muitas coisas por se sentir reprimidas e encapazes de fazer o que antes era feito com extrema facilidade.

Com o tempo, fui aprendendo que nada deve ser impossível, independente de suas dificuldades, pois os que nos torna um vencedor é o fato de não termos medo de tentar. Erros e fracassos são normais na vida de qualquer ser humano, e por que seria diferente na nossa? É isso que temos que entender e estar sempre dispostos a superar e fazer novamente se necessário, pois é essencial primeiro acreditar em si mesmo, e em sua capacidade, para começar a realizar tudo o que desejar. Enfim, sempre devemos estar dispostos a fazer melhor. Se algo não deu certo agora, amanhã devemos tentar novamente, nunca deixando o que realmente estimamos para nós de lado, porque ninguém pode conquistar nossos objetivos por nós mesmos".

Fonte: GloboEsporte.com