Coordenador do Centro de Memória do Vasco visitou o Barcelona

Sexta-feira, 05/10/2012 - 14:58

No último mês de setembro, o Centro de Memória Vasco da Gama promoveu mais uma ação que coloca em destaque o tratamento que o Gigante da Colina dá à sua rica história. O professor Ricardo Pinto dos Santos, coordenador do projeto de conservação e divulgação dos documentos e fatos históricos do clube, esteve em Barcelona entre os dias 18 e 20 de setembro para conhecer a dinâmica de trabalho do clube catalão, no que diz respeito à história.

Ricardo acredita que o projeto desenvolvido no Gigante da Colina guarda semelhanças com o do Barça.

- É extremamente gratificante verificar como um grande clube europeu preserva seu material histórico, de forma semelhante ao que estamos implementando em São Januário. – indicou o coordenador-geral do Centro de Memória cruz-maltino.

Ricardo Pinto foi recebido pelo Diretor Social do Barcelona, Jordi Penas. A conversa serviu para o desenvolvimento de novas ações, além de apresentar o trabalho realizado no Vasco. O Gigante da Colina mostrou que seu pioneirismo não se limita ao Brasil, pois nem mesmo o belo Centro de Documentação do Barcelona possui seus documentos digitalizados como faz o Centro de Memória cruz-maltino.

O historiador vascaíno conseguiu material inédito e de grande qualidade sobre os encontros entre o Vasco e o clube espanhol, além de farta documentação administrativa e fotográfica sobre a trajetória do Presidente Roberto Dinamite como atleta do Barcelona. O material brevemente estará inserido no acervo do Centro de Memória Vasco da Gama e, da mesma forma, será disponibilizado ao público.

Vale lembrar que, em 1957, o Gigante da Colina aplicou a maior goleada da história do Barcelona no Camp Nou, estádio do clube catalão, à época conhecido como Les Corts. O Cruz-maltino venceu por 7 a 2, com show do artilheiro Vavá, que um ano depois se consagraria como artilheiro da primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil.

(Nota da NETVASCO: O Les Corts era um estádio diferente do Camp Nou, e não o nome pelo qual o Camp Nou era conhecido na época. O artilheiro da Copa do Mundo de 1958 foi o francês Fontaine, e não Vavá.)

Essa foi mais uma das iniciativas do Vasco para desenvolver ainda mais o projeto do Centro de Memória do clube. Esses três dias em Barcelona serviram para mostrar que o Gigante da Colina está entre os grandes clubes do mundo, especialmente pela preocupação com o patrimônio histórico.

O professor Ricardo Pinto pretende levar o projeto Centro de Memória Vasco da Gama para outros locais, com a intenção de aprender novas técnicas e mostrar o que o Cruz-maltino tem feito.

O vascaíno acompanhou de perto as instalações do centro de memória do Barcelona.
O vascaíno acompanhou de perto as instalações do centro de memória do Barcelona.
Ricardo entregou a camisa do Vasco ao presidente do Barcelona, Sandro Rosell.
Ricardo entregou a camisa do Vasco ao presidente do Barcelona, Sandro Rosell.

Fonte: Site oficial do Vasco