Vasco somou 10 pontos nos últimos 11 jogos disputados

Quarta-feira, 26/09/2012 - 13:29

O Vasco é o recordista de permanência consecutiva no G-4 do Campeonato Brasileiro. Já são 51 rodadas brigando pelas primeiras posições. Porém, o cobiçado posto está em risco pelo desempenho abaixo da média nos últimos 11 jogos, quando conquistou apenas dez pontos e atingiu 30,3% de aproveitamento - percentual equivalente ao dos times posicionados na zona de rebaixamento. O Sport, por exemplo, é o 17º colocado e somou 35% dos pontos disputados na competição nacional.

A queda cruzmaltina nos últimos compromissos é inegável. Desde que venceu o próprio time pernambucano, fora de casa, por 2 a 0, no dia 8 de agosto, o Gigante da Colina disputou 11 partidas. Venceu duas, empatou quatro e foi derrotado cinco vezes. Em 33 pontos disputados, o time somou apenas dez. Uma média ruim para quem briga pelo topo da tabela e ainda sonha com o título.

A baixa pontuação contribuiu para que São Paulo, Botafogo e Internacional se aproximassem. Com 44 pontos, o Vasco está em quarto lugar. Com dois pontos a menos, o time paulista vem em quinto. Os demais possuem 40 pontos.

No próximo sábado, o Vasco enfrenta o Figueirense, às 18h30, em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além das dificuldades recentes contra times que brigam na parte da baixo da tabela, o Cruzmaltino precisa vencer. Em caso de empate ou derrota, os comandados do técnico Marcelo Oliveira podem deixar o G-4 desde que o São Paulo vença o Coritiba, domingo, às 16h, no Couto Pereira.

Na Colina histórica, a preocupação com a ameaça em perder o lugar “cativo” existe. No entanto, sempre que possível os jogadores exaltam o feito do Vasco em permanecer há tanto tempo entre os quatro melhores da competição. O objetivo de momento é corrigir os erros e impedir um fim de rodada desagradável no próximo fim de semana.

“Faz um bom tempo que estamos no G-4. A equipe está de parabéns. Tentamos manter isso e já batemos o recorde. Quanto mais, melhor. Temos uma pressão a mais com as equipes no pescoço, mas vamos manter a concentração. Essa sequência desde o ano passado é uma pressão para o Vasco, já que todos querem nos surpreender. Precisamos engrenar uma sequência de vitórias e encaixar cada vez mais o nosso jogo para evitar isso”, comentou o volante Nilton.

Fonte: UOL