Pelo novo contrato com a Globo, clube grande rebaixado receberá cota integral no 1º ano

Quarta-feira, 26/09/2012 - 12:45

O contrato de direitos de transmissão de jogos feito entre a TV Globo e os os clubes de maior torcida prevê que, mesmo se as equipes caírem para a Série B, elas receberão o mesmo valor que teriam direito caso estivessem na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Segundo Marcelo Campos Pinto, executivo da TV Globo que está em Zurique participando de reuniões na sede da Fifa, em caso de queda, o clube recebe 100% no primeiro ano em que estiver na Série B. Se não conseguir o acesso, ganha 75% no segundo ano e 50% na terceira temporada.

"Antigamente já caía para 50% logo no primeiro ano. É um bom acordo", afirmou o executivo da Globo.

Ameaçado de rebaixamento nesta temporada, o Palmeiras, por exemplo, fechou acordo com a Globo para receber cerca de R$ 70 milhões por ano até 2015. Caso caia e não consiga voltar no primeiro ano (em 2013), receberá 75% do valor em 2014 (R$ 52,5 milhões).

Como a Globo fez adiantamentos a alguns clubes, parte do valor teria que ser devolvida. Segundo Campos Pinto, a diferença tem que ser devolvida pelo clube em quatro vezes sem juros. "Mas torcemos para não ter rebaixamento. As rivalidades são importantes no futebol."

Fonte: Folha de São Paulo