Jogo 'Fifa 13' terá mesmo Vasco 'genérico', chamado 'V. Rio de Janeiro'

Quarta-feira, 26/09/2012 - 06:02

O game de futebol "Fifa 13" terá apenas metade dos times da série A do Campeonato Brasileiro de 2012 licenciados quando o título chegar às lojas do Brasil no dia 4 de outubro, confirmou ao G1 a Electronic Arts. A medida vale para todas as versões do game, que está disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PC - o Wii U receberá o game em novembro.

Desse modo, times como Palmeiras e Vasco aparecem como "P. São Paulo" e "V. Rio de Janeiro", respectivamente, além de não terem uniformes e brasões oficiais - a escalação e o esquema tático destas equipes não sofre alterações.

"Esperávamos ter mais times brasileiros [em 'Fifa 13']", disse Jonathan Harris, diretor da Electronic Arts no Brasil, ao G1. Perguntado se estes times poderiam aparecer de modo oficial em uma atualização gratuita pela internet, Harris respondeu que "ainda não há planos" para isso

"O processo de licenciamento dos times no Brasil é complicado, temos que falar com cada time e cada um deles tem um contrato diferente. O que aconteceu este ano é que não tivemos tempo suficiente para renovar contrato com algumas equipes e mandar o conteúdo para a equipe de desenvolvimento colocar no game",

Além de Palmeiras e Vasco, Atlético-GO, Figueirense, Internacional, Ponte Preta, Náutico e Sport não têm licença no game e, por conta disso, aparecem com nomes diferentes, sem brasão e uniformes oficiais.

Dentro do jogo, contudo, a escalação dos times é a mesma utilizada pelas equipes no campeonato, com o nome real dos atletas. Os outros times da série A aparecem com nomes, escudos e uniformes reais.

Segundo Harris, o que aconteceu com os times brasileiros em "Fifa 13" foi que o contrato de algumas equipes expirou e não foi obtida uma renovação em tempo hábil.

"Para a EA, o processo [de contratos com os times] é anual. Algumas equipes fecham contrato por um ano, outras por outro período. Cada clube tem um processo particular de negociação. Não é um contrato igual para todos. Vamos votar a falar com os clubes para que no próximo 'Fifa' possamos trazer mais times.

O concorrente de "Fifa 13", "Pro Evolution Soccer 2013", da Konami, tem todos os 20 times da série A do Brasileirão. "Caso o jogador queira jogar com seu time e ele não está em 'Fifa', não temos o que fazer. Mas há tantas novidades no game que certamente vai agradar a todos os jogadores", afirma o executivo.

O G1 procurou a Konami, de "PES 2013", para saber se houve acordo exclusivo comos times brasileiros para estar no game. Segundo Anibal Vera, gerente de mercado da produtora, não houve exclusividade. "Não, o processo de licenças como um todo já foi caro. Pagar por exclusividade iria aumentar em duas a três vezes o custo final do projeto."

Segundo ele, o processo de contratação dos times foi feito um a um. "Alguns times fecharam e entenderam o processo desde o primeiro e-mail, já outros ampliaram muito mais e pediram contrato da nossa matriz no Japão. Isso complicou um pouco, pois tivemos que fazer via embaixada brasileira em Tóquio, enviar ao Brasil e fazer a tradução juramentada e registro em cartório. Não houve uma regra geral, alguns fecharam em questão de dias e outros demoraram alguns meses."

No Brasil, "Fifa 13" será lançado no dia 4 de outubro e já pode ser adquirido por meio de pré-venda. O game custa R$ 180, terá versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC e Wii U e, no Brasil, terá narração do apresentador Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro, ambos da TV Globo.

Times com nomes diferentes em 'Fifa 13'

Altético-GO É chamado de 'A. Goiânia'.
Figueirense É chamado de 'Santa Catarina'.
Internacional É chamado de 'I. Porto Alegre'.
Palmeiras É chamado de 'P. São Paulo'.
Ponte Preta É chamado de 'P. Campinas'.
Náutico É chamado de 'N. Recife'.
Sport É chamado de 'S. Recife'.
Vasco É chamado de 'V. Rio de Janeiro'.

Times com escudo genérico em 'Fifa 13'

Altético-GO
Botafogo
Figueirense
Internacional
Palmeiras
Ponte Preta
Portuguesa
Náutico
Sport

Fonte: G1