Juninho é 4º colocado no ranking de assistências do Brasileirão

Sábado, 22/09/2012 - 07:05

Já são 616 gols no Campeonato Brasileiro de 2012. Destes, 429 surgiram através de um passe que culminou com a finalização derradeira para a rede adversária. O último passe, ou a assistência, representa 69,6% de todos os gols marcados na competição. Percentual que deixa evidente que a jogada trabalhada e o último passe são o melhor caminho para os gols. O Coritiba é o líder em assistências, com 31, enquanto o São Paulo vem logo atrás, com 30. A disparidade na tabela, no entanto, demonstra a fragilidade da defesa curitibana, que já sofreu 45 gols, contra os 28 sofridos pelo Tricolor paulista.

Os artilheiros do campeonato, Luis Fabiano e Fred, com 11 gols, têm tirado muito proveito das jogadas trabalhadas de suas equipes. O atacante do São Paulo fez 10 após passes dos companheiros e outro em rebote do goleiro. Destes, foram seis passes de Jadson e outros dois de Lucas. Já o jogador do Fluminense marcou três vezes de pênalti e as outras oito após passes de outros atletas, como Deco, Wagner, Thiago Neves e Wellington Nem.

- Para mim é sempre bom ter esses jogadores ao lado. Só aumenta o leque de opções. Deco procura organizar mais o jogo. Quando ele domina a bola lá atrás, eu já sei que tenho que me movimentar para ele fazer o lançamento e me deixar na cara do gol. O Wagner também é assim. Já o Thiago Neves é aquele que gosta de encostar mais, chegar mais próximo de mim, fazer a tabela e tal. O Nem é o cara da arrancada, da linha de fundo. São jogadores com características diferentes que me ajudam com muitas assistências - analisou Fred.

Sem um único jogador que se destaque entre os artilheiros, o Atlético-MG demonstra a importância das assistências para o alto número de gols e o bom rendimento da equipe. Afinal, Bernard e Ronaldinho já somam sete cada um, com grande variação entre jogadas de bola parada e rolando. Os meis se mostram a chave para os gols da equipe, independentemente do aproveitamento de Jô, artilheiro do time com seis gols (mesmo número de Bernard e Danilinho).

À exceção do Coritiba, os demais líderes em assistências são times que brigam na parte de cima da tabela. São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, Fluminense, Grêmio e Internacional têm tido alto aproveitamento nos últimos passes, além de estarem entre os que tem maior número de gols marcados.

O Flamengo, por outro lado, aparece com o menor aproveitamento, além do número mais baixo de assistências do Brasileirão. São apenas 11 gols marcados através de passes decisivos, o que representa 45,8% dos tentos da equipe. Apesar de brigar pela artilharia do campeonato, Vagner Love marcou apenas seis dos 10 gols através de assistências. Carente de armador desde a saída de Ronaldinho e Thiago Neves, o time rubro-negro tem sentido falta de jogadores que façam a bola chegar aos jogadores de ataque para finalização. A reclamação de Love é antiga. Ainda em julho, chegou a dizer que a bola não chegava.

Com 17 assistências, o Cruzeiro é outro que tem baixo aproveitamento no quesito, com apenas 53,1% dos gols originados através do último passe. Coincidentemente, a equipe tem oscilado na tabela e já se vê longe dos primeiros colocados. Sem Marcos Assunção, que ficou fora de 15 jogos, o Palmeiras tem marcado poucos gols na competição - apenas 22 - mas mantém uma boa porcentagem (77,3%).

A importância de Neymar para o Santos também pode ser medida através dos gols e assistências. Em nove jogos pelo Peixe no Brasileirão, o atacante marcou oito gols, sendo quatro de passes dos companheiros, e serviu outras cinco vezes os demais jogadores da equipe.





Fonte: GloboEsporte.com