Juvenílson de Souza explica benefícios do treinamento funcional

Quinta-feira, 20/09/2012 - 16:26

Nem a falta de água e o calor de 40 graus foram suficientes para que o novo preparador físico vascaíno, Juvenílson de Souza, aliviasse o treino físico dos jogadores, ontem de manhã em São Januário. Em duas horas de atividade, sob sol escaldante, ele não só exigiu muito do grupo como inovou no trabalho usando umabola enorme, normalmente utilizada em aulas de Pilates, ou pequenas plataformas que exigiam muito equilíbrio dos jogadores.

“O programado foi cumprido, mas a intensidade do trabalho não foi alta, porque vamos trabalhar em dois períodos. Foram mais trabalhos pontuais, específicos, mas nenhum de alta intensidade”, garantiu o preparador físico.

O trabalho citado por Juvenílson é um treinamento de força, chamado por alguns especialistas de treinamento funcional.

“O objetivo desse trabalho é a prevenção de lesões e treinamento de força com equilíbrio. Tinha uma bola, mas não é nada de Pilates, é um trabalho funcional. A bola é utilizada para dificultar o trabalho”, explicou o preparador, informando que outros exercícios mais parecidos com Pilates foram feitos na academia sem acompanhamento dos jornalistas.

Entusiasmado, Juvenílson explicou o uso de equipamentos no circuito de exercícios funcionais.

“A bola é usada por dois aspectos. Primeiro pela motivação, o atleta se concentra mais porque tem que estar atento. Foi feito em dupla. E segundo para imitar o gesto técnico”, argumentou.

Já os exercícios de equilíbrio têm outra finalidade.

“É uma série que cobra uma maior efetividade de movimentoem que o atleta arranca com mais rapidez. Ele tem uma parada brusca de direção com maior rapidez e, com isso, você diminui o risco de lesãomuscular, que é o grande objetivo desse trabalho”.

Apesar do pouco tempo em São Januário, Juvenílson aprovou o rendimentos dos jogadores.

“A primeira impressão foi a melhor possível. Fomos muito bem recebidos e, nesses poucos treinamentos que ministramos, pudemos perceber o comprometimento, o empenho, e a dedicação. Especialmente nos treinos físicos que os atletas têm dificuldade de realizar”, ressaltou o preparador. “Estamos muito satisfeitos com o rendimento e com a qualidade apresentadas”.

Fonte: Marca Brasil