Angioni, do Bahia, é o preferido para ser diretor-executivo do Vasco; Pelaipe, do Grêmio, corre por fora

Terça-feira, 18/09/2012 - 08:01

Saída de dirigentes e momento de transição em meio ao Campeonato Brasileiro. O Vasco sustenta a boa campanha - quarto lugar, com 43 pontos -, mas vive movimentação nos bastidores visando o planejamento para 2013. Nos últimos dias, a diretoria intensificou a busca por um novo diretor executivo de futebol. Questionado por conselheiros e correntes políticas, Daniel Freitas segue no cargo, porém, a permanência para a próxima temporada parece cada vez mais improvável. Para ocupar a pasta, Paulo Angioni, atualmente no Bahia, é o preferido do presidente Roberto Dinamite e do vice-presidente Antônio Peralta.

O último está responsável pelas conversas com Angioni e a ideia inicial era a de fazer a substituição até o final do mês de outubro. No entanto, com o Brasileirão em andamento, a possibilidade de firmar o acordo para o início dos trabalhos em dezembro se mostra mais viável. O dirigente do Bahia tem preferência, mas possui três concorrentes à altura e que podem “roubar” a vaga, já que o Cruzmaltino não pretende esperar muito para definir a questão.

A prova aconteceu na noite da última sexta-feira. Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Grêmio, se encontrou com o presidente Roberto Dinamite no Rio de Janeiro. O dirigente é um dos candidatos ao cargo. Com o ano eleitoral no clube gaúcho, seu futuro é incerto. Pelaipe é amigo do presidente Paulo Odone, que concorre com Fábio Koff e mais dois candidatos ao maior posto do Grêmio para 2013-2014.

No próximo dia 25 será realizado o primeiro turno da eleição, quando 315 conselheiros elegem os candidatos que vão para o segundo turno. É preciso alcançar 20% dos votos. Os que passarem serão escolhidos no dia 20 de outubro pelos associados. Caso Koff supere a primeira etapa, está praticamente eleito, pois tem a preferência dos torcedores. Neste panorama, Pelaipe seria demitido, já que os apoiadores de Koff definiram que não o querem mais no clube. O preferido de Koff é justamente Paulo Angioni, com quem espera trabalhar caso seja eleito.

Além de Angioni e Pelaipe, o Gigante da Colina estuda mais dois nomes: Felipe Ximenes, do Coritiba, e Newton Drummond, ex-Internacional e Vitória. O primeiro é visto com o perfil semelhante ao de Rodrigo Caetano, que deixou o Vasco no final do ano passado. Ele já foi procurado pelos dirigentes, mas teve recentes problemas com o técnico Marcelo Oliveira. Envolvidos na negociação garantem que o episódio foi superado e não seria um obstáculo para um possível acerto. O Internacional costuma assediá-lo e o contrato com o clube paranaense vai até o final do ano.

Em tese, a situação de Newton Drummond é a mais simples para uma resolução rápida. O dirigente está desvinculado de clubes no momento e quase veio para o Vasco no início do ano. Ele esteve perto de substituir Rodrigo Caetano, mas foi vetado de última hora, o que não deixou alguns dirigentes satisfeitos. O Cruzmaltino fez novo contato recentemente e as partes devem conversar ainda durante a semana. Não existe um acerto, mas serão oferecidas as mesmas bases salariais da proposta anterior, o que dirigentes enxergam como vantagem para o profissional. Por sua vez, Daniel Freitas segue trabalhando normalmente e trata a pressão como um fato normal da posição que ocupa. A tranquilidade diante da situação desfavorável que enfrenta tem sido elogiada até pela oposição em São Januário.

Fonte: UOL