Arnaldo Cezar Coelho explica lance do gol anulado de Tenorio

Segunda-feira, 17/09/2012 - 13:09

Um lance poderia ter mudado a história da partida entre Vasco e Cruzeiro, neste domingo, em Varginha. Aos 8 minutos do segundo tempo, o zagueiro Dedé foi ao ataque e tentou o cruzamento. A bola bateu em Tinga e sobrou para Tenório tocar para o gol. Mas o árbitro André Luiz de Freitas Castro atendeu à sinalização do árbitro assistente e marcou impedimento.

Os jogadores do Vasco não reclamaram muito, mas o lance gerou polêmica com torcedores achando que o time foi prejudicado. Ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo Cezar Coelho explica que Tenório estava realmente impedido no lance. Veja a explicação do ex-árbitro:

- A regra principal diz que quando a bola é chutada por um atacante e ela rebate num adversário, se um jogador estiver em posição de impedimento, e ele voltar para o lance, o jogador é considerado impedido.

- Por exemplo. Se um jogador bate um tiro de canto e outro fica lá parado na ponta esquerda neste momento. A bola vem, um colega cabeceia para o gol, o goleiro defende ou o zagueiro corta e a bola vai lá para o jogador na ponta esquerda. Ele está impedido.

- No caso do Tenório, vamos supor que um jogador do Vasco tivesse chutado para o gol e a bola entrou. Ai é gol. Se a bola chutada bate no goleiro e volta para o Tenório, deve ser marcado impedimento. Se a bola é centrada na área e o zagueiro tenta cortar, trisca na cabeça dele e vai para o Tenório, é impedimento.

- Ontem, o Dedé bateu, o Tinga, que estava voltando, estica a perna e tenta cortar o passe. A bola sobrou para o zagueiro e depois para o Tenório, que voltou para pegar a bola. Aí, o bandeira puniu o Tenório por querer “ganhar vantagem”, o termo usado na regra, numa posição inicial de impedimento.

- Teve um gol na Liga dos Campeões do Barcelona contra um time italiano que o Messi estava numa posição igual a do Tenório e o juiz deu o gol. A diferença é que o lance é parecido, mas não igual. Naquele momento, o zagueiro italiano não cortou a bola. Ele tentou sair jogando. Se o Tinga quisesse sair jogando com a bola, ai é outra jogada. Mas ele estica a perna e corta errado. Isso não anula o impedimento. O Tenório está em posição de impedimento porque ganhou vantagem.

- Se a bola do Tinga vai para o goleiro e ele pega com a mão, você marca recuo? Não, pois não é bola atrasada. Esse é o argumento final.

Fonte: Globo Online