Sorato: 'O Vasco tem um projeto para a base, e eu vou estar ali'

Quinta-feira, 13/09/2012 - 17:03

Como treinador, o ex-atacante Sorato tem pouca experiência até o momento. Seu único trabalho foi no profissional do Tigres, em 2010, quando a equipe foi rebaixada no Campeonato Carioca. No Vasco, o autor do gol do bicampeonato brasileiro do clube, em 1989, vai comandar os juniores, liderando um time das categorias de base pela primeira vez. Ele não vê muita diferença no fato de ter que lidar com atletas mais jovens, mas ressalta a importância de fazer a garotada saber atuar com diferentes esquemas.

- Juniores são praticamente um profissional hoje. Só na idade que não, mas o tipo de trabalho é o mesmo, além de precisar de uma lapidação para dar sequência profissional aos garotos. Na base, nós temos que pensar na formação, jogar em vários esquemas. Futebol exige isso, que os jogadores saibam se adaptar a vários esquemas - afirmou.

Ciente da responsabilidade de comandar jogadores que tentam começar a carreira como profissional, Sorato disse que vai exigir disciplina de seus comandados.

- O Vasco tem um projeto para a base, e eu vou estar ali. O trabalho tem que ter muita disciplina. O Vasco é um clube que tem uma mentalidade vencedora e é nisso que vamos trabalhar. Com justiça, com honestidade e realmente preparando os garotos para atingir os objetivos de cada um na carreira. É um momento importante na carreira deles, e eu espero ter sucesso aqui - disse o técnico.

Apesar da pouca experiência como treinador, Sorato garante que se preparou bem para a função, através de cursos, observação e do conhecimento adquirido ao longo da carreira de jogador.

- Fiz dois cursos de treinador, me formei no Sindicato de Treinadores do Rio de Janeiro, fiz outro na Universidade Federal de Minas Gerais. Acompanhei muitos treinamentos, inclusive no próprio Vasco, somei com tudo que aprendi na minha carreira, com os treinadores que trabalharam comigo, e estou tendo a oportunidade para fazer este trabalho - afirmou Sorato.

Depois de assistir à partida dos juniores na quarta-feira, contra o Madureira, o técnico Sorato admitiu que acompanhou poucos jogos do time, mas aproveitou para elogiar a safra de jogadores que terá à disposição.

- Vi alguns poucos jogos. Tem meninos de muita qualidade. Ontem que acompanhei mais de perto o jogo (vitória do Vasco sobre o Madureira por 3 a 2, pelo Torneio OPG) e vi que dá para fazer um bom trabalho. Tem bons jogadores e vamos trabalhar para dar andamento nessa transição deles para o profissional - concluiu.

Ex-auxiliar, Gottardo faz elogios a Sorato

O desempenho de Sorato no Tigres é elogiado por Wilson Gottardo, seu auxiliar na época. Apesar do rebaixamento do time no Carioca de 2010, o ex-jogador eximiu o colega de responsabilidade.

- Ele é um cara estudioso, gosta do que faz e é muito conhecedor do assunto. Tem uma leitura muito boa de jogo, uma grade de trabalho bem moderna, e a tendência é ele ganhar espaço, pelo potencial que tem. O Vasco fez uma excelente contratação, até porque ele tem o Vasco tatuado na alma. Demorou para o Vasco chamar o Sorato - destacou Gottardo.

Fonte: GloboEsporte.com