Torcedor usou camisa da FJV em São Januário; torcida não será punida

Segunda-feira, 10/09/2012 - 21:39

Um torcedor foi fotografado usando uma camisa da Força Jovem Vasco na partida de domingo, contra o Bahia, em São Januário. De acordo com a pena imposta pelo Ministério Público, a entrada de roupas, instrumentos e outros adereços que façam alusão à facção está suspensa de entrar em estádios brasileiros por seis meses. Bruno Ribeiro, presidente da organizada, garantiu que a diretoria da torcida está disposta a cumprir a punição e já aconselhou os integrantes a trajar camisas da FJV apenas fora dos estádios. Ele também afirmou que o homem da foto não tem ligação com a torcida.

- A posição da nossa diretoria é defender o cumprimento da punição. Temos dito aos nossos sócios para usarem a camisa apenas no lado de fora do estádio. Mas tem as pessoas que não são membros da torcida e que compram a camisa mesmo assim. Essa pessoa da imagem não está ligada à torcida - disse o presidente da Força Jovem.

A goleada sofrida para o Bahia foi a segunda partida do Vasco em São Januário desde que a punição foi colocada em prática. O primeiro jogo foi a vitória do Gigante da Colina sobre a Portuguesa por 2 a 0 e, na ocasião, nenhum indício de desrespeito à pena foi evidenciado. Bruno Ribeiro fala que já consultou um promotor sobre o risco de a torcida ser punida novamente devido ao incidente, mas as possibilidades foram descartadas pelo especialista.

- Nós conversamos com o promotor assim que a punição ocorreu e ele nos disse também que uma pessoa isolada não iria caracterizar o não cumprimento da punição. O que não pode é um grupo de pessoas - contou Ribeiro.

Em geral, os integrantes da torcida continuam a frequentar os mesmos locais da arquibancada de São Januário. Porém, sem portar nada que se refira à organizada. O presidente da torcida declarou que a diretoria está de olho nos integrantes e pediu colaboração ao Grupamento Especial de Policiamento em Estádios para que a fiscalização seja mais eficiente.

- Estamos fiscalizando nossos torcedores e cabe ao Gepe fiscalizar isso também - concluiu.

A torcida Força Jovem Vasco, principal facção do clube, está suspensa de entrar em estádios brasileiros por seis meses devido à morte de Bruno Saturnino, rubro-negro que foi espancado por cerca de 20 integrantes da organizada vascaína após a final da Taça Rio de 2012.

À esquerda, torcedor faz protesto em São Januário com camisa de organizada


Fonte: Lancenet