Base do Vasco será reformulada após mudança para o CT de Itaguaí

Sexta-feira, 31/08/2012 - 11:01

Durante quatro anos da administração Roberto Dinamite, as categorias de base do Vasco conviveram com o descaso flagrante. Foram condições precárias de moradia de jovens atletas e resultados ruins, principalmente nos juniores - sétima colocação geral no Estadual de juniores e eliminações precoces na Copa São Paulo e na Taça BH da categoria. Depois de muito ser pressionado, o presidente cedeu e vai fazer mudanças no departamento. O anúncio oficial só deve ser feito na transferência para Itaguaí, que está prevista para fim de outubro. Porém, nos corredores de São Januário o clima é de incerteza sobre quem vai continuar e quem será demitido.

- Está todo mundo apreensivo. A gente ouve falar que vai mudar tudo - disse um dos funcionários da base vascaína.

O vice-presidente geral e diretor das categorias de base, Antônio Peralta, é o responsável pela reformulação no departamento. Na semana que vem alguns nomes de substitutos já devem ser definidos. Os nomes especulados são de ex-jogadores como Mauro Galvão, Sorato e Pedrinho. Atualmente, ex-atletas da época de Roberto Dinamite comandam algumas categorias. Um dos mais criticados, Galdino, técnico dos juniores, pode ser realocado dentro da nova estrutura.

- Poucos vão ficar. Se sobrarem um ou dois será muito. Como não vai mudar uma coiisa que não está dando certo? - questionou um dirigente.

A preocupação é de não colocar novos ex-jogadores pelo “nome”, mas sem as condições necessárias para as funções. O diretor de futebol amador, Manoel Moreira, é reticente ao comentar as mudanças. Para ele, o mais importante agora é cuidar das mudanças para Itaguaí.

- Lógico que há insatisfação e que ninguém é eterno em seus cargos. Mas primeiro queremos cuidar da mudança para Itaguaí. Até lá, se houver definição de nomes, possivelmente serão anunciados - afirmou, reticente, Moreira, lembrando que o juvenil e o infantil estão no meio de competições oficiais e que o trabalho não poderia ser rompido agora.

Contradição

Alvo de críticas há muito tempo, desde antes da morte do garoto Wendel Venâncio, de 14 anos, em fevereiro, as negociações para reformulação na base já eram cobradas desde o ano passado. Depois de muito tempo, na semana passada, o clube confirmou que os juniores Marlone, Jhon Cley e Romário, todos sub-20, estão à disposição do técnico Cristóvão.

Com a perda de jogadores importantes, como Diego Souza, no setor ofensivo, as promoções eram necessidade no clube e pretendem ser o anúncio de novos tempos no futebol amador. A justificativa do momento é que, com no máximo 50% dos direitos econômicos de alguns atletas, o Vasco fica refém da vontade dos jogadores. Mas é bom lembrar que, entre as últimas três contratações, o clube só tem 30% de Auremir, mais metade de Jonas e Wendel.

Fonte: Extra online