Novo presidente da Conaf vê apenas um erro no Vasco x Fluminense

Terça-feira, 28/08/2012 - 23:13

A partida entre Vasco e Fluminense, que teve o maior número de polêmicas na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro (veja os lances e as reclamações do jogo no vídeo ao lado), não foi um bicho de sete cabeças para a Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (Conaf). Segundo o presidente da comissão, Aristeu Tavares, o árbitro Marcelo de Lima Henrique teve só um erro no clássico, mas preferiu não revelar o lance para poder tratar o assunto diretamente com o juiz.

- Teve um equívoco (nesse jogo). Nada de mão na bola, bola na mão, isso foi tudo correto. Não vou falar (o erro), irei conversar pessoalmente com o Marcelo - afirmou Tavares.

Após a primeira rodada após a mudança na presidência da Comissão de Arbitragem da CBF, Aristeu Tavares avaliou o balanço das 41 partidas, nas quatro divisões profissionais do futebol brasileiro, como positivo.

- Tem algumas coisas a serem ajustadas. Mas, em regra geral, na rodada das Séries A, B, C e D, achei boa (a arbitragem) - analisou.

O clássico carioca, disputado na noite de sábado no Engenhão, levantou reclamações das duas equipes sobre a atuação do trio Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Jackson Massarra dos Santos (RJ). Pelo lado tricolor, o gol anulado de Fred, um impedimento marcado de Samuel, e um não marcado do vascaíno Tenorio foram motivos de revolta. Já do lado cruz-maltino, um pedido de pênalti após uma bola na mão de Carlinhos e de empurrão de Edinho em Jonas, na barreira, no gol de falta de Thiago Neves.

O Vasco chegou a ameaçar entrar com uma representação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra Marcelo de Lima Henrique. Na última rodada antes da troca no comando da Comissão de Arbitragem, então presidida por Sérgio Correa, o auxiliar Emerson de Carvalho foi afastado após um erro de impedimento no jogo entre Santos e Corinthians. Aristeu Tavares não descarta novas punições aos árbitros, mas diz que esse tipo de assunto será tratado internamente.

- A ouvidoria precisaria formalizar o pedido do clube. Se acontecer, vamos analisar internamente.

Marcelo de Lima Henrique arbitrou dez jogos neste Campeonato Brasileiro, marcou 358 faltas (média de 35,8 por jogo), aplicou 59 cartões amarelos (média de 5,9 por partida), nenhum vermelho e três pênaltis.



Fonte: GloboEsporte.com