Clubes brasileiros criam Câmara de Comércio para atrair patrocínios

Terça-feira, 28/08/2012 - 00:03

Após três reuniões entre os homens de marketing dos principais clubes do país, o projeto "G12", como ficou popularizado, adotou o nome Câmara de Comércio Futebol do Brasil (CCFB).

A princípio, a CCFB terá como principal função captar patrocínios conjuntos para todas as equipes, como fez o G4 Paulista ao fechar acordo coletivo com a Femsa, por meio das marcas Coca-Cola e Kaiser, para os quatro componentes.

"Não tem nenhuma conotação política. É só para fazer o que o G4 faz: buscar negócio. Às vezes empresas que atuam em todo o Brasil querem ser patrocinadoras oficiais dos 12, ou atacar apenas alguns Estados, e ainda não podemos fazer isso. É um projeto meu desde que criamos aqui", explicou José Carlos Peres, diretor-executivo do G-4 Paulista.

Segundo Peres, os clubes cariocas estão engajados na criação do G4 do seu Estado e, por isso, ainda não estudam a participação na CCFB. No entanto, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro já teriam aderido ao projeto. "Na última reunião que fizemos aqui na sede do G4 Paulista, além de darmos o nome ao projeto, os representantes dos clubes gaúchos e mineiros já assinaram um termo de compromisso com a Câmara", contou o diretor.

Apesar de estar ainda em fase inicial, o projeto já conta com advogados atuantes, além de ter negociações em andamento.

Fonte: Máquina do Esporte