Vasco supera números de 2011 e acumula invencibilidade de 6 jogos

Quinta-feira, 26/07/2012 - 13:33

O torcedor do Vasco tem motivos de sobra para se orgulhar do time. Líder do Campeonato Brasileiro, pelo menos até a conclusão da 12ª rodada, o Cruzmaltino já superou números importantes da campanha do ano passado, não perde há seis jogos e possui o artilheiro da competição – Alecsandro marcou oito gols. Além da representatividade do clássico, a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, na última quarta-feira, no Engenhão, evidenciou o bom momento vivido pelos comandados de Cristóvão Borges.

Em 2011, o Gigante da Colina traçou uma temporada que resgatou a paixão do torcedor após o rebaixamento para a Série-B em 2008. Ao vencer a Copa do Brasil e terminar com o vice-campeonato do Brasileirão, o clube voltou a ser protagonista. A performance foi mantida em 2012 e até superada em alguns aspectos. Mesmo com a boa campanha no ano passado, o Vasco não conseguiu emplacar quatro vitórias seguidas na competição nacional. O feito foi alcançado com o triunfo sobre o Botafogo pela segunda vez apenas na atual edição.

Além disso, o time está invicto há seis jogos e não sofreu gols nos últimos quatro. O equilíbrio se mostra evidente e colabora para que Alecsandro seja o artilheiro do torneio, com oito gols marcados. Superar números relevantes de uma fase divisora de águas deixa o torcedor com a certeza da briga pelo título e sonhando cada vez mais alto. O técnico Cristóvão Borges reconhece a importância do trabalho, mas trata o processo com naturalidade e sobriedade.

“O campeonato está muito acirrado e disputado. O Atlético-MG e Fluminense são exemplos de times que estão na briga. Conseguimos vencer alguns jogos consecutivos, pois o time está se mostrando equilibrado. Mas não acho que a briga vai ficar restrita só a isso. Vai chegar mais gente. Cabe ao Vasco executar o seu jogo sempre da melhor maneira possível para ter chances maiores de vencer os adversários”, afirmou o treinador.

Para o atacante Alecsandro, o segredo está na determinação dos jogadores, que assumem múltiplas funções para auxiliar a marcação e chegar em bloco ao ataque. “Todo mundo defende e ataca. Juninho, Carlos Alberto, eu... Isso facilita bastante. Fica um pouco mais fácil para os zagueiros. Não me lembro de um lance claro do Botafogo no clássico, foram sempre bolas espirradas. O Dedé atacou, o Nilton. Assim as coisas vão funcionando”, encerrou.

Com 29 pontos, o Vasco é o líder do Campeonato Brasileiro. Para manter a condição, precisa torcer por uma derrota do Atlético-MG para o Santos, nesta quinta-feira, em Belo Horizonte. Caso contrário, terá de buscar a consolidação da posição contra o Internacional, sábado, às 18h30, em Porto Alegre.

Fonte: UOL