Luizinho relembra passagem e títulos por Vasco e Botafogo

Quarta-feira, 25/07/2012 - 18:13

Fazer história em dois grandes clubes de uma mesma cidade e ser respeitado pelas respectivas torcidas é é algo raro em qualquer lugar do mundo. Mas quando se fala no confronto entre Vasco e Botafogo, Luizinho Quintanilha pode se orgulhar de ser admirado e respeitado por botafoguenses e vascaínos. Para relembrar seus feitos e falar do confronto desta quarta-feira, ás 20h30, no Engenhão, o ex-jogador falou com exclusividade ao LANCENET!.

Revelado no Botafogo, o ex-volante fez sua estreia na equipe em 1982, aos 17 anos de idade, quando ainda era juvenil. Entre idas e vindas, ele se profissionalizou e fez história em General Severiano conquistando o título estadual histórico de 1989 sobre o Flamengo.

Em 1990, Botafogo e Vasco se enfrentaram na decisão do estadual e Luizinho buscava o bicampeonato com o Glorioso. Na sua opinião, dos dois campeonatos, este foi o mais importante.

- O título sobre o Vasco em 1990 foi muito importante para os jogadores remanescentes do grupo de 1989. Nos colocou na história do clube definitivamente - contou Luizinho.

MAIOR ALEGRIA

Em 1991, Luizinho se transferiu justamente para o rival do ano anterior. O primeiro confronto entre as duas equipes, em 14 de abril daquele ano, é apontada pelo ex-jogador como sendo uma das mais marcantes de sua carreira.

- Tinha acabado de me transferir para o vasco, mas tinha toda uma história no Botafogo. Em meu primeiro jogo contra eles, vencemos por 3 a 0. Já no final do jogo ganhei uma bola, acho que do Paulo Roberto, perto da linha de fundo, e a torcida do Fogão começou a me aplaudir. Vendo aquilo, os vascaínos do outro lado também começaram a gritar o meu nome. Foi emocionante. Tenho carinho das duas torcidas - contou Luizinho, orgulhoso.

No Vasco, Luizinho continuou com sua história vitoriosa. Em São Januário, foram dois campeonatos brasileiros conquistados, quatro estaduais, uma Libertadores, uma Mercosul e um torneio Rio-São Paulo:

- O pessoal das estatísticas do Vasco me falou que sou o atleta que tem mais conquistas pelo clube, contando entre torneios e campeonatos. Não sei quantos são, mas nem sabia. Eles é que me falaram.

RESPEITO DAS DUAS TORCIDAS

Luizinho conta também que até hoje é parado e reverenciado nas ruas pelas duas torcidas. Algo raro no futebol. Para ele, isso é resultado do respeito e da dedicação que sempre demonstrou em campo vestindo as camisas dos clubes de General Severiano e São Januário.

- Você vive no clube, passa a conhecer as pessoas, os funcionários, passa a respeitar ainda mais. Você passa a entender os desejos dos torcedores e isso é transmitido dentro de campo - afirmou.

No meio de tanto respeito e admiração, o hoje treinador de futebol, campeão da Serie A3 do Campeonato Paulista de 2012, não aponta favorito para o confronto desta quarta-feira:

- Sou de família botafoguense, de ir à arquibancada, mas também passei a torcer pelo Vasco por tudo que vivi lá. O Vasco está em um momento melhor, mas perdeu dois jogadores (Fágner e Diego Souza) e isso faz diferença. O Botafogo está tentando se acertar, tem oscilado, mas também pode fazer um grande jogo. Vou torcer por um grande futebol.

Fonte: Lancenet