Eduardo Costa e Fellipe Bastos disputam vaga deixada por Romulo

Segunda-feira, 02/07/2012 - 08:10

Contratado no fim de 2010 para a temporada de 2011, Eduardo Costa atuou ao lado de Rômulo no meio de campo campeão da Copa do Brasil, que ainda tinha Felipe e Diego Souza. O jogador de 29 anos, porém, foi o que menos jogou nesse período. Com histórico de lesões na carreira, o experiente meio de campo, com passagens pelo Grêmio, seleção brasileira e futebol francês e espanhol, tem nova oportunidade agora de recuperar a condição de titular no Vasco.

As saídas de Rômulo e Allan, deixaram a posição de cabeça de área mais aberta. Eduardo Costa deve brigar pela vaga com Fellipe Bastos, que também vem jogando mais que o volante revelado pelo Grêmio. Mesmo na reserva quase todo o tempo, Bastos atuou 40 vezes em 2011 e mais 27 este ano. Eduardo fez 36 jogos em 2011 e 18 este ano.

Foram várias contusões que atrapalharam a sequência de Eduardo Costa. Um estiramento na coxa esquerda o tirou dos gramados por dois meses no fim do Brasileiro do ano passado. Em maio, a última lesão: ruptura na coxa esquerda e mais de um mês fora. Agora, em fase final de recuperação, Eduardo já voltou ao banco.

Outro problema são os cartões. A fama de jogador mais viril não é à toa. Nesses 18 meses foram 16 cartões amarelos e muitas suspensões. A nota positiva é que ele não foi expulso nenhuma vez com a camisa do Vasco.

Considerado um dos pilares da base que tirou o Vasco de longo jejum de títulos, Eduardo Costa rescindiu contrato com o Mônaco e hoje tem direitos econômicos ligados ao clube. Chegou a hora de o clube e o jogador se reencontrarem de vez dentro de campo.

MUDANÇA DE ESTILO

Se Eduardo Costa entrar como volante, é provável que Cristóvão use Nilton mais à frente. Com Rômulo, os dois alternavam os avanços, embora fosse Nilton quem mais aparecesse, até pela força do chute. O técnico ainda não definiu um novo titular absoluto na função.

— O Eduardo e o Fellipe têm algumas características parecidas com o Rômulo, mas não adianta a gente querer um novo Rômulo — disse o treinador do Vasco.

Para Fellipe Bastos, a chance também é encarada com expectativa. Mais versátil, o garoto de apenas 22 anos é uma aposta do clube para o futuro. Jovem, com chute forte e boa habilidade, Bastos também se destaca pela facilidade de fazer gols. Em 81 jogos pelo Vasco, marcou 11 vezes. Nesse quesito, leva fácil a vaga de Eduardo Costa.

Já o experiente volante nunca fez um gol com a camisa do Vasco. Dos que já tiveram chance como titulares, somente ele e o zagueiro Renato Silva não marcaram.

Fonte: Extra