Site da Fifa destaca vitória do Vasco e retomada da liderança

Domingo, 01/07/2012 - 12:16

A liderança do Campeonato Brasileiro esteve nas mãos de três clubes na abertura da sétima rodada da competição, neste sábado: do Cruzeiro, passou para o Fluminense e terminou a noite nas mãos do Vasco. O time mineiro, que fechou a sexta jornada no topo sem perder uma partida sequer, perdeu a invencibilidade diante do São Paulo em casa e cedeu a ponta ao Tricolor das Laranjeiras, que bateu o Náutico nos Aflitos e é o último invicto do Brasileirão 2012. No fim do dia, entretanto, o time de São Januário tomou a liderança das mãos dos rivais cariocas ao derrotar a Ponte Preta de virada em seu estádio. Confira com o FIFA.com os detalhes dos três confrontos que iniciaram mais uma jornada da competição nacional.

Virada e liderança para o Vasco

O Vasco esteve perto de deixar escapar a vitória e a chance de liderar o Brasileirão neste sábado. Ameaçado pela Ponte Preta durante boa parte do confronto em São Januário, a equipe de Cristóvão Borges só garantiu a virada no fim, graças a um gol de pênalti, e chegou a 16 pontos, voltando à ponta depois de perder o primeiro lugar para o Cruzeiro na sexta rodada.

Depois de assustar com uma bola no travessão, a Ponte confirmou a pressão inicial abrindo o placar aos 16 minutos de jogo com Roger, mas o Vasco reagiu rápido com Alecsandro, artilheiro do Brasileirão, aos 20. O time paulista, entretanto, continuava melhor em campo e voltou a ficar a frente quando Roger marcou seu segundo aos 26. Somente depois do intervalo os donos da casa conseguiram reagir: aos três minutos da segunda etapa, Eder Luis aproveitou a furada da zaga adversária para empatar. Um pênalti salvador cobrado por Diego Souza aos 31 deu a vitória ao Vasco e levou a equipe de volta ao topo da tabela.

Jovem promessa dá vitória ao Flu

A segurança do goleiro Diego Cavalieri e o oportunismo do jovem Samuel foram os principais responsáveis pela vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o Náutico no Estádio dos Aflitos, que manteve a equipe como a única ainda invicta no Brasileirão 2012. O resultado deixou o Tricolor com 15 pontos e em primeiro lugar na tabela por algumas horas, antes de ser ultrapassado pelo Vasco.

O Náutico pressionou os cariocas em campo nos Aflitos e dominou os rivais durante boa parte do confronto, mas parou nas boas defesas de Cavalieri. Já o Flu abriu o placar logo na primeira finalização do jogo, aos 30, com Samuel, de cabeça. A vitória se confirmou com mais um gol do jovem atacante, que mostrou senso de oportunidade aos 26 da segunda etapa e aproveitou o rebote do goleiro Felipe, definindo o placar.

Tricolor vence a primeira sem Leão

Outro time que ostentava a condição de invicto até a abertura da sétima rodada, o Cruzeiro não teve o que comemorar neste sábado: junto com a invencibilidade, viu a liderança escorrer de suas mãos. Na primeira partida depois da demissão do técnico Emerson Leão, o São Paulo levou a campo uma atitude mais vibrante e derrotou os mineiros por 3 a 2 no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Ao contrário da insegurança que a falta de um novo comandante poderia causar, o São Paulo mostrou vibração em campo e abriu o placar logo aos 11 minutos com Luis Fabiano. Não se abateu mesmo quando Rafael Donato fez o gol de empate apenas um minuto depois e o resultado foi o segundo gol pelos pés de Lucas aos 15 minutos e um começo de jogo para lá de agitado. Passada a correria inicial, Jadson fez o terceiro do São Paulo logo aos três minutos da segunda etapa. Donato ainda descontou para o Cruzeiro aos oito, mas o Tricolor se segurou até o fim para garantir o resultado e chegar a 12 pontos na tabela - os mineiros seguem à frente, com 14.



Fonte: Fifa.com