Eduardo da Silva, vascaíno da seleção croata, acha difícil jogar no Brasil

Terça-feira, 19/06/2012 - 10:25

A decepção passa longe da seleção croata após a eliminação no Grupo C da Eurocopa. Os croatas, que nesta segunda-feira perderam por 1 a 0 da Espanha, em Gdnank (POL), estão "satisfeitos" com o desempenho no torneio - fizeram quantro pontos contra Irlanda, Itália e a Fúria. Um dos conhecidos nomes da seleção do Leste Europeu, o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva garantiu que sua equipe tem grandes chances de jogar a Copa do Mundo de 2014, e afirmou que é difícil jogar no Brasil, apesar de seu amor pelo Vasco.

Vasco e Brasil:

- Seria diferente jogar no Brasil. Nunca passei por clube brasileiro, não conheço a mentalidade. Vejo por televisão. Até mesmo o trabalho da mídia é diferente. Não é um futebol muito físico, é mais técnico. Aqui é diferente, tem sempre três marcando. Tenho 29 anos, nunca se sabe. Quando eu era pequeno... Ainda hoje sou torcedor do Vasco. Mas não fanático. Virei profissional e estou muito longe do Brasil e não tem mais aquele sentimento. Primeiro teria que receber uma proposta para depois pensar.

Eliminação na Euro:

- Quero dar os parabéns para as seleções espanhola e italiana pela classificação. Antes de começar o torneio, nosso pensamento era conquistar quatro pontos e, dependendo dos outros resultados, tentar a classificação. Mas os outros resultados não deram certo. Sabíamos que Espanha e Itália eram favoritas do grupo e ao título da Euro. Mas acho que fizemos uma grande campanha, demos o nosso máximo.

Jogo contra a Espanha:

- Esperávamos nossa oportunidade, seguramos o 0 a 0 e tivemos uma grande chance de marcar no segundo tempo, com Rakitic. Se aquela bola entrasse, mudaria totalmente o jogo.

Copa de 2014:

- A Croácia já está há anos no top 10 do ranking da Fifa. Todos na Europa respeitam. Nós somos cabeças de chave na Eliminatória para a Copa (está no Grupo A, com Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales). Somos favoritos, mas não vai ser fácil. Temos grandes possibilidades de classificação.

Reserva na seleção:

- Me preparei mental e fisicamente para ser titular. Mas foi uma opção do nosso treinador, bola pra frente. Fui elogiado na fase de preparação, claro que esperva jogar mais. Faz parte do futebol. A única coisa que me deixa triste é que a equipe não se classificou. Não vale nada se não estamos classificados.

Futuro na seleção:

- Tem muito tempo ainda para 2014. Meu clube começou a pré-temporada, não sei nem quantos dias terei de férias. Podem ser cinco, dez... Primeiro temos que classificar para a Copa, teremos um novo técnico, com nova filosofia e até lá tudo é possível.

Saída do Shakhtar Donetsk:

- Faltam ainda mais duas temporadas no Shakhtar Donetsk. Por enquanto, não tem nada (transferências), eles estão satisfeitos comigo.

Jogar fora da Europa:

- A mentalidade croata é diferente. Não temos muitos jogadores como o Brasil, que tem grandes jogadores que nem são convocados. O problema é que se nosso jogador, mesmo que top, for jogar na China, no Qatar, no Japão... A mídia croata olha diferente, até "tira" você da seleção.

Fonte: Lancenet