Diego Souza entre os melhores da rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 11/06/2012 - 12:23

Em franca ascensão na temporada, o Grêmio obteve a sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro por causa do bom jogo coletivo. Ao mesmo tempo, a individualidade de Souza tem sobressaído nos últimos jogos. O volante, que tem por característica preencher bem os espaços e levar o time ao ataque com categoria, esbanjou talento na vitória do Tricolor gaúcho por 2 a 0 sobre os suplentes do Corinthians. A brilhante exibição rendeu a nota 8 e o prêmio de craque da quarta rodada, de acordo com as notas do Troféu Armando Nogueira.

Além de tramar boas jogadas pela direita com o lateral Gabriel, Souza tem demonstrado boa capacidade de marcação. Ele foi responsável por cinco roubadas de bola no triunfo gremista. A cereja do bolo foi a participação decisiva no gol de André Lima, quando apareceu na área pela direita e cruzou na medida para o artilheiro.

Depois de longo período de instabilidade, Diego Souza voltou a dar a sua contribuição para o bom momento do Vasco e fez um belo gol na vitória do líder do Brasileirão por 2 a 1 sobre o Bahia. A boa participação deu ao camisa 10 cruz-maltino a nota 7,5 e a vaga assegurada na seleção da rodada.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.


GOLEIROS

A quarta rodada do Brasileirão não foi das mais chamativas em termos de boas atuações de goleiro. Porém, um deles se destacou por fazer a diferença em um lance capital que colaborou de maneira gigantesca com a vitória de sua equipe. Aos 11 minutos do segundo tempo, Fábio se transformou em um paredão ao se deparar frente a frente com Felipe Azevedo. Numa saída arrojada, o experiente jogador da Raposa evitou o gol do Sport e manteve o placar inalterado naquele momento. Depois disso, o Cruzeiro conseguir balançar a rede uma vez e saiu de campo com mais três pontos somados. O camisa 1 cruzeirense faturou a nota 7. Fernando Prass fez excelentes defesas no triunfo vascaíno e, apesar de não ter sido mais contundente no lance do gol do Bahia, também ganha citação. Denis (São Paulo) e Edson Bastos (Ponte Preta) são outros goleiros com destaque no fim de semana.

LATERAL-DIREITO

Depois da excelente temporada pelo América-MG em 2011, Marcos Rocha começa a se firmar definitivamente no Atlético-MG neste retorno ao clube. No sábado, o lateral-direito foi uma das peças-chave no esquema do técnico Cuca no triunfo alvinegro sobre o Palmeiras, por 1 a 0, no Pacaembu. Com atuação efetiva na marcação a Luan e boas saídas para o ataque, Marcos Rocha levou constante perigo à retaguarda do Palmeiras e conquistou a nota 7, entrando, assim, na seleção da rodada. Improvisado mais uma vez na vaga de Fagner, Allan foi importante na vitória do Vasco. Diego Renan (Cruzeiro) é outro que brilhou na rodada e ajudou a sua equipe a vencer.

ZAGUEIROS

A dupla de zaga da rodada é formada por Werley (Grêmio) e Paulo Miranda (São Paulo). O primeiro voltou a jogar depois de quase dois meses de inatividade e não sentiu o peso da falta de ritmo. Além da seriedade habitual no combate e de evitar chutes de fora da área, o zagueiro gremista ainda encontrou tempo para aparecer no ataque e por pouco não deixou a sua marca. O esforço foi premiado com a nota 7,5. Já o defensor são-paulino teve noite de artilheiro no clássico San-São. Após levantamento de Jadson para a área, Rhodolfo ajeitou antes de Paulo Miranda estufar a rede. Com o gol e marcação cerrada em Rentería, o zagueiro se redimiu das falhas contra o mesmo Santos no Campeonato Paulista e foi avaliado com a nota 7. Vilson (Grêmio) e Léo (Cruzeiro) ganham menção honrosa.

LATERAL-ESQUERDO

Decisivo na última quinta-feira quando o Cruzeiro bateu o Botafogo, Everton voltou a ter participação preponderante num triunfo celeste. Escalado como titular da lateral esquerda, ele deu mais velocidade à equipe e ainda sofreu o pênalti que resultou no gol do atacante Wellington Paulista, o único da partida contra o Sport. A boa atuação deu a Everton a nota 7 e a presença na seleção da rodada. O veterano Lúcio fez um dos gols dos 3 a 2 do Náutico sobre o Botafogo e é mais um destaque da lateral. Fabrício, do Internacional, fez um bom jogo diante do Fluminense, no empate por 0 a 0, no Engenhão

VOLANTES

Aos 23 anos, mais maduro depois de uma passagem pelo futebol português, o volante Souza vem jogando o fino desde que chegou ao Grêmio. Com eficácia na marcação e destreza para sair com a bola da defesa para o ataque, o camisa 5 tem sido o maestro da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo. Neste domingo, Souza foi o melhor em campo no triunfo diante do Corinthians com boas inversões de jogo, roubadas de bola e uma assistência para André Lima marcar. A vistosa atuação resultou no prêmio de craque da rodada, também chamado de Armandinho, já que a disputa faz parte do Troféu Armando Nogueira. Ainda mais jovem, Luiz Antonio tem sido a melhor revelação do Flamengo na temporada e faturou a nota 7,5 nesta rodada. Leve e com bom toque de bola, a promessa rubro-negra balançou a rede pela quinta vez em 2012 na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba. Moisés (Portuguesa), Derley (Náutico) e Marcos Assunção (Palmeiras) foram os outrros destaques da posição neste fim de semana.

MEIAS

Protagonista da bela campanha do Vasco no Brasileiro do ano passado, Diego Souza vinha passando por um momento conturbado desde a eliminação do clube na Taça Libertadores deste ano. Tudo porque a melhor chance diante do Corinthians, pela competição sul-americana, esteve em seus pés, cara a cara com o goleiro Cássio. A redenção veio neste domingo. Depois de uma linda tabela com Alecsandro e um drible plástico sobre Titi, Diego Souza se viu frente a frente a Marcelo Lomba e se utilizou da categoria que lhe é peculiar para dar um leve toque por cima do goleiro do Bahia. Foi o segundo gol cruz-maltino, que havia marcado antes com Juninho, após falta sofrida pelo próprio Diego Souza. O meia faturou 7,5 de nota. Com a mesma avaliação, outro apoiador de grande destaque na quarta rodada foi Marco Antonio, que aos poucos vem voltando a seu melhor futebol. Além de inaugurar o placar na boa vitória do Grêmio sobre o Corinthians, ele foi responsável por outras boas jogadas de ataque. Tanto em chutes de longa distância como em lançamentos que municiaram os atacantes Miralles e André Lima. Ronaldinho Gaúcho não chegou a brilhar intensamente na vitória por 1 a 0 do Galo sobre o Palmeiras, mas teve atuação com alguns lampejos em seu primeiro jogo com a camisa atleticana.

ATACANTES

Sem marcar um gol sequer desde 19 de maio, a Portuguesa contou com o poder de decisão de Ricardo Jesus para vencer pela primeira vez neste seu retorno à Série A. O centroavante entrou no intervalo, na vaga de Ananias, e precisou de dois minutos para abrir o placar para a Lusa diante do Atlético-GO. No segundo gol, foi ele quem ajeitou a bola para o arremate fatal de Moisés, que decretou o 2 a 0 como marcador definitivo. O conjunto da obra rendeu a nota 7,5. Coadjuvante nas Laranjeiras, Araújo chegou ao Náutico no início do Brasileiro e, de cara, assumiu papel principal. O Timbu bateu o Botafogo por 3 a 2 e obteve o seu primeiro triunfo na competição muito por causa da boa aparição do atacante. Foi dele o gol que abriu o caminho para a vitória alvirrubra, além de outras jogadas explorando a velocidade, apesar da idade avançada (34 anos). O veterano ganhou a nota 7. Jô (Atlético-MG), Vagner Love (Flamengo) e Rhayner (Náutico) são outros atacantes com boa participação nos triunfos de seus clubes na rodada.

Fonte: GloboEsporte.com