Confira especial detalhado sobre a conquista da Copa do Brasil 2011

Sexta-feira, 08/06/2012 - 12:10

2011 tinha tudo para ser um péssimo ano para os vascaínos. O início de temporada desastroso dava a entender que a temporada seria de muito sofrimento se sobrepondo ao sentimento, que não parava, mas dava sinais de cansaço. Irritados com as quatro derrotas seguidas nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, os torcedores cobraram mudanças da diretoria, cujo resultado foi a saída de PC Gusmão e a chegada da nova comissão técnica, capitaneada por Ricardo Gomes, e com nomes como Cristóvão Borges e Rodrigo Poletto.

Vencer a Copa do Brasil era uma espécie de obrigação da nova comissão técnica, ainda que isso não fosse explícito. Sabedor da sua obrigação, Ricardo Gomes promoveu mudanças no Vasco. Implementou um novo modelo de jogo, passou a lidar com o atletas de uma maneira diferente, baseada no diálogo, e soube como aproveitar novos jogadores, como Bernardo, Alecsandro e Diego Souza, para formar uma equipe competitiva.

O Ao Vasco Tudo! relembra como foram os onze atos que culminaram na conquista inédita da Copa do Brasil. Viaje conosco por toda a campanha, até chegarmos ao dia 08/06/2011. Exatamente há um ano, o Vasco se reencontrava com a sua essência vencedora.

Ato #01 - Comercial 1 x 6 Vasco - 23/02/2011


Ainda nos primeiros jogos de Ricardo Gomes no comando vascaíno, a equipe buscava recuperar a confiança da torcida. A recém-ocorrida goleada por 9 x 0 contra o América havia sido apenas o início de um processo, que precisava ser consolidado. Na estreia na Copa do Brasil, o Vasco provou mais uma vez que estava por desbravar novos mares: fez bela partida contra o Comercial, e se classificou sem a necessidade do jogo da volta. Fellipe Bastos, Marcel (2), Jéferson, Éder Luís e Rômulo marcaram.

Ato #02 - ABC 0 x 0 Vasco - 30/03/2011


Na primeira partida da segunda fase, a expectativa geral era que o Vasco eliminasse, logo de cara, o jogo da volta. Mas ocorreu exatamente o contrário. Com muitas dificuldades, a equipe da Colina teve de considerar o empate como um bom resultado em Natal. O volante/lateral Pio foi uma grande ameaça nos chutes de fora da área, exigindo bastante de Fernando Prass. Com o empate sem gols, a classificação seria decidida uma semana mais tarde, no Rio.

Ato #03 - Vasco 2 x 1 ABC - 06/04/2011


Aqui, começava a sequência de jogos dramáticos em São Januário pela Copa do Brasil. Embora todos esperassem uma classificação tranquila, o ABC exigiu muito do Vasco. A equipe visitante abriu o placar, com Cascata, que se valia da insegurança de Allan, ainda contestado por parte da torcida. A virada veio com Alecsandro, de pênalti, e Bernardo, que ganhava cada vez mais a confiança dos torcedores. Não seria exagero dizer que, neste jogo, foi possível perceber que havia algo diferente guardado para o Vasco.

Ato #04 - Náutico 0 x 3 Vasco - 13/04/2011


Jogar nos Aflitos costuma ser uma tarefa hercúlea, muito em função das más condições do gramado. Para o Vasco, a tarefa era ainda mais preocupante, já que a equipe de Ricardo Gomes se notabilizava por colocar a bola no chão e se valer da precisão de Felipe, por exemplo, para criar suas jogadas ofensivas. Independentemente das condições adversas, o Vasco atropelou o Náutico. Em uma atuação absolutamente segura, o Gigante da Colina praticamente selou a sua passagem às quartas-de-final logo no jogo de ida. Dedé, Alecsandro e Bernardo marcaram.

Ato #05 - Vasco 0 x 0 Náutico - 27/04/2011


Com a passagem praticamente assegurada à fase seguinte, o Vasco fez um jogo morno contra o Náutico em São Januário. Sem a equipe titular, os comandados de Ricardo Gomes não conseguiram marcar, e garantiram a classificação com um empate sem gols. Sob o comando da nova comissão técnica, foi uma das poucas vezes em que o Vasco saiu de um jogo sem balançar as redes do adversário.

Ato #06 - Atlético-PR 2 x 2 Vasco - 04/05/2011


A Copa do Brasil chegava às suas fases finais, e o Vasco mostrava evolução na busca pelo título. Prova disso foi o bom jogo feito contra o Atlético-PR na Arena da Baixada. Ainda que tenha saído com o empate, o Vasco mostrou intensidade, e poderia ter saído com a vitória caso fosse mais efetivo. Diego Souza fez seu primeiro grande jogo com a camisa cruzmaltina. Ao lado de Alecsandro, ele foi um dos autores dos gols vascaínos.

Ato #07 - Vasco 1 x 1 Atlético-PR - 12/05/2011


Embora tenha conseguido belíssimo resultado na partida de ida, o Vasco teve muitos problemas para garantir a classificação em São Januário. O empate sem gols - que classificava a equipe de Ricardo Gomes - ocorreu durante boa parte do tempo, até que Nieto abriu o placar para os paranaenses. Pressionado, o Vasco saiu para o jogo e insistiu até que Élton, aos 34 minutos do segundo tempo, empatou o jogo e garantiu a vaga. Em seis anos, o Vasco chegava à sua quarta semi-final de Copa do Brasil.

Ato #08 - Vasco 1 x 1 Avaí - 18/05/2011


Após eliminar Botafogo e São Paulo, o Avai não poderia ser considerado um adversário fácil. A equipe de Silas era bem mais consistente do que aquela que viria a ser rebaixada sete meses mais tarde. Em São Januário, o Vasco teve muitas dificuldades; ao mesmo tempo que não conseguia abrir o placar, era pressionado pelos catarinenses, sobretudo com Julinho, que marcou o gol dos visitantes já no fim do jogo. A pressão vascaína que se sucedeu teve resultado apenas no apagar das luzes, quando Élton sofreu pênalti de Gustavo Bastos. Na cobrança, Diego Souza garantiu o empate e aliviou, pelo menos temporariamente, a torcida cruzmaltina.

Ato #09 - Avaí 0 x 2 Vasco - 25/05/2011


Alguns discordarão, mas aqui está o melhor jogo feito pelo Vasco em 2011. Com Anderson Martins em condições físicas desfavoráveis, jogando na casa do adversário, e pressionado pela falta de títulos, o triunfo vascaíno não era uma unanimidade. E nem precisaria ser, afinal, a grandeza de um clube não se faz com previsões e sim, com fatos. Em campo, o Vasco não deu nenhuma chance ao Avaí, foi soberano durante os 90 minutos e se classificou à final com uma exibição de gala e a autoridade de um campeão. Révson, contra, e Diego Souza marcaram. Este último aliás, teve uma das suas melhores atuações com a camisa vascaína até hoje.

Ato #10 - Vasco 1 x 0 Coritiba - 01/06/2011


Fazer o primeiro jogo em casa era tido como favorável, na medida em que o Vasco já dava sinais de jogar muito mais à vontade como visitante. Por outro lado, o Coritiba demonstrava força dentro de casa - semanas antes, havia goleado o Palmeiras por 6 x 0 - e era sabido que um bom resultado em São Januário seria fundamental para a conquista do título. Num jogo bastante tenso, e de poucas oportunidades de gol, venceu aquele que estava destinado a ser o campeão: cruzamento do contestado Allan, para gol do (até hoje) contestado Alecsandro, que garantiu o placar mínimo cuja representatividade era idêntica à de uma goleada, dado o equilíbrio entre as equipes. O Vasco poderia ser campeão até com uma derrota. Derrota que não havia acontecido na Copa do Brasil até então…

Ato #11 - Coritiba 3 x 2 Vasco - 08/06/2011


No Alto da Glória, o Vasco se deparou com tudo o que ainda não havia acontecido naquela Copa do Brasil. Sofreu mais de dois gols em um mesmo jogo, levou uma virada dentro de uma mesma partida, perdeu um jogo, situação com a qual a equipe há muito tempo não estava habituada. Mas nada disso foi suficiente para derrubar o Gigante da Colina. Num dos jogos mais emocionantes da última temporada, o Vasco foi heroico; abriu o placar com Alecsandro, sofreu a virada com gols de Bill e Davi, empatou em gol improvável de Éder Luís, e se viu atrás no marcador em gol ainda mais improvável de William. O Vasco resistiu à pressão, mostrou sua grandeza e, após anos como coadjuvante, voltava a ser protagonista do futebol brasileiro. A imensa torcida, finalmente, era bem feliz. O Vasco era o campeão da Copa do Brasil 2011.


A foto do campeão da Copa do Brasil 2011. Os jogadores: Fernando Prass, Élton, Eduardo Costa, Rômulo, Dedé, Jumar, Felipe e Alessandro (acima); Márcio Careca, Anderson Martins, Bernardo, Fellipe Bastos, Fágner, Diego Souza, Alecsandro, Ramon, Allan e Éder Luís (abaixo).


A comemoração

O título da Copa do Brasil trouxe consigo uma série de momentos marcantes para os torcedores, que não cabiam em si de tanta felicidade. A primeira situação de impacto foi a reconciliação entre o Presidente Roberto Dinamite e Edmundo, dois dos maiores ídolos da história do clube. As divergências foram superadas logo após a conquista do título, e um diálogo público na Rádio Globo selou a paz entre ambos. Você pode relembrar este momento aqui.

A chegada da delegação ao Rio de Janeiro foi igualmente emocionante. Na tarde de quinta-feira, a torcida vascaína tomou o aeroporto Santos Dumont e, mais tarde, as ruas do Rio de Janeiro. A carreata vascaína trouxe consigo muita descontração e terminou em São Januário quando, mesmo em uma tarde chuvosa, os torcedores se fizeram presentes para comemorar o título inédito em número até superior ao de outros clubes ditos grandes em dias de jogos. Veja abaixo as imagens mais importantes da comemoração:


Premiação após o fim do jogo.



Torcida invade o aeroporto Santos Dumont na manhã seguinte ao título.



Matéria especial produzida pelo BrahmaVasco no dia seguinte ao título.



Primeira parte da comemoração, produzida pelo VascoTV.



Segunda parte da comemoração, produzida pelo VascoTV.



Festa em São Januário, em matéria da TV Lance.



Cobertura do título no Jornal Nacional, da Rede Globo.



Cobertura da festa no Globo Esporte, da Rede Globo.


Vários jornalistas se renderam à superioridade vascaína, e dedicaram textos ao clube da Colina. Veja abaixo oito textos escritos após a conquista da Copa do Brasil 2011:

Texto no blog de André Rocha após o título.
Texto no blog de Benjamin Back após o título.
Texto no blog de Juca Kfouri após o título.
Texto no blog de Lédio Carmona após o título.
Texto no blog de Mauro Beting após o título.
Texto no blog de Paulo Vinícius Coelho após o título.
Texto no blog de Rica Perrone após o título.

Encerramento

Assistir à uma das maiores conquistas da história do Vasco sempre é uma ótima pedida. Portanto, o AVT encerra este especial com o VT completo de Coritiba 3 x 2 Vasco. Relembre e se emocione novamente, um ano após o título:



Fonte: Ao Vasco Tudo